Anápolis, a terceira maior cidade de Goiás, reafirmou o protagonismo no cenário econômico estadual ao registrar 1.398 novas empresas abertas em janeiro de 2025, sendo 1.118 MEIs (Microempreendedores Individuais) e 280 de outras modalidades, representando 31,4% dos números do estado. O desempenho contribuiu significativamente para o recorde histórico de 4.450 novos CNPJs registrados em Goiás no mesmo mês, conforme dados da Junta Comercial de Goiás (Juceg). Esse marco representa um aumento de mais de 1.200 aberturas em comparação ao mesmo período de 2024, consolidando o estado como um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo.
Os setores que mais atraíram novos negócios em janeiro de 2025 no estado, refletem a diversidade da economia em Goiás. Entre os destaques estão os serviços combinados de escritório e apoio administrativo, com 587 aberturas; preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo, com 325 registros; treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, com 324 novos empreendimentos; consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica, com 299 registros; além do segmento de promoção de vendas, que também contabilizou 299 novas empresas.
Em Anápolis, os números de abertura de empresas também foram expressivos em 2024, durante todo ano se teve a criação de 9.739 novos negócios, dos quais 7.397 eram MEIs e 2.342 não MEIs. Esses dados mostram um crescimento contínuo do empreendedorismo na cidade, que segue atraindo novos investidores e contribuindo para o desenvolvimento econômico estadual.
Entre as atividades que mais tiveram novas aberturas de empresas no ano anterior, destacam-se a promoção de vendas, com 840 novos negócios, o transporte rodoviário de carga, com 632, o comércio varejista de vestuário e acessórios, com 587, a preparação de documentos e serviços especializados, com 579, e os serviços de malote não realizados pelo Correio Nacional, com 530.
Euclides Barbo Siqueira, presidente da Juceg, comemorou o resultado e ressaltou que a facilidade e agilidade para abrir uma empresa no estado têm sido fundamentais para esse crescimento. "Nosso sistema ágil e totalmente digital é uma grande vantagem para os empreendedores. Em alguns casos, como o uso de contrato padrão, leva menos de um minuto para abrir uma empresa", afirmou.