Anápolis IGREJA CATÓLICA

Dom Waldemar é nomeado bispo coadjutor e atuará na transição episcopal na diocese

Posse será em 25 de março na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa

05/02/2025 17h30
Por: Emilly Viana
Foto: Reprodução / YouTube CNBB
Foto: Reprodução / YouTube CNBB

A Diocese de Anápolis terá um bispo coadjutor pela primeira vez. O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (5) Dom Waldemar Passini Dalbello para a função após transferência da Diocese de Luziânia. 

A designação prevê que Dom Waldemar atue ao lado do atual bispo diocesano, Dom João Wilk, em um processo de transição para a futura sucessão episcopal. Segundo o Código de Direito Canônico, os bispos devem apresentar um pedido de renúncia ao completarem 75 anos. À frente da Diocese do município desde 2004, Dom João Wilk alcançará a idade em 2026, o que motivou a decisão do Vaticano de nomear um coadjutor para a transição.

O novo bispo coadjutor é natural de Anápolis e tem 58 anos. Antes de ingressar na vida sacerdotal, formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Em 1989, iniciou os estudos em Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Brasília, onde se ordenou sacerdote em 1994. Seguiu para o Pontifício Instituto Bíblico, em Roma, onde concluiu o mestrado em Ciências Bíblicas. Também participou de intercâmbio na Escola Bíblica e Arqueológica Francesa de Jerusalém.

Na trajetória episcopal, foi nomeado bispo auxiliar de Goiânia em 2009 pelo Papa Bento XVI e ordenado em 2010. Dois anos depois, assumiu a função de administrador apostólico da Arquidiocese de Brasília. Em 2014, foi designado bispo coadjutor da Diocese de Luziânia, tornando-se titular em 2017. 

Além das funções na Igreja no Brasil, integrou o Departamento de Missão e Espiritualidade do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam). Dom Waldemar também participou de diversas comissões da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A nomeação de Dom Waldemar foi destaque em mensagem assinada pela presidência da CNBB , que ressaltou o papel do novo bispo coadjutor no pastoreio da Diocese de Anápolis. "Foi com alegria e satisfação que recebemos a notícia de sua nomeação para o ofício de Bispo Coadjutor da diocese de Anápolis, em Goiás. Alegramo-nos com Dom João Wilk que poderá contar com o seu apoio fraterno no pastoreio dessa porção do povo de Deus. Que Sant’ana, padroeira de Anápolis, o conduza neste novo momento de seu ministério", diz mensagem assinada pelo Cardeal Jaime Spengler.

Vale destacar que, entre 2019 e 2024, a diocese contou com um bispo auxiliar, Dom Dilmo Franco, que morreu em decorrência de um ataque cardíaco. Com a nomeação de Dom Waldemar, a estrutura diocesana passa a contar novamente com um bispo adjunto, desta vez com função específica de transição e assistência à administração pastoral.

A missa de apresentação e posse foi marcada para 25 de março, às 19h, na Catedral do Senhor Bom Jesus da Lapa, localizada no Centro de Anápolis.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.