Painel DM COLUNA PAINEL DM

Corrêa intensifica nomeações e chega próximo ao limite de comissionados que prometeu

20 de janeiro de 2024

20/01/2025 11h00
Por: Redação
Corrêa intensifica nomeações e chega próximo ao limite de comissionados que prometeu

O prefeito Márcio Corrêa (PL) intensificou na semana passada as nomeações para cargos em comissão na estrutura da Prefeitura de Anápolis. Da última segunda-feira (13) até sexta-feira (17), houve a ocupação de 181 cargos comissionados. O recorde diário da administração foi na terça-feira (14), quando 90 pessoas passaram a integrar a administração.

Ao todo, já são 428 comissionados em exercício na Prefeitura – num saldo de nomeados, exonerados e nomeações posteriormente tornadas sem efeito. Este número está perto do teto de um terço estabelecido por Corrêa.

O prefeito, no lançamento da Operação Cidade Limpa, no dia 8 de janeiro, afirmou que trabalharia com um terço do total de comissionados, que chega perto de 1,5 mil. Agora, há poucos cargos de segundo e terceiro escalão disponíveis. Na semana passada, Corrêa também abriu espaço para a ala política, com as nomeações de Amilton Batista de Faria, Leandro Garcia e o presidente municipal do PL, o ex-vereador Hélio Araújo.

Quem será?

A semana começa com expectativa para a definição da liderança do poder executivo na Câmara Municipal. Márcio Corrêa afirmou que está entre Jean Carlos (PL) e José Fernandes (MDB). O primeiro tem feito vários acenos públicos ao prefeito para se firmar como líder, e o segundo é, há tempos, próximo dele. Há quem diga que o escolhido pode não desempenhar o papel por tanto tempo.

Responsabilização

Em vídeo publicado nas redes sociais, o prefeito mostrou infiltrações na área do auditório do Centro Administrativo Adhemar Santillo, inaugurado em agosto do ano passado. O problema fez com que o piso de madeira se soltasse. Corrêa lembrou o preço da obra, de R$ 50 milhões, e prometeu que os reparos sairão do bolso dos responsáveis e não trarão prejuízo ao erário.

Home office

A Prefeitura de Anápolis vai expedir um comunicado a servidores do ZAP, permitindo o teletrabalho, mas há uma condição: a produtividade. Aqueles que toparem o home office precisarão efetuar 30% mais atendimentos do que a média do que já fazem. O prefeito alega que a medida servirá também para reduzir custos com equipamentos de informática, energia e alimentação dos funcionários.

Mudanças à vista

A bancada do União Brasil deve se movimentar em 2025 na Alego. Rubens Marques, que era primeiro suplente, assumiu no lugar de Renato de Castro, eleito prefeito de Goianésia. Agora, Álvaro Guimarães e Dr. Antônio devem substituir Talles Barreto e Virmondes Cruvinel, que devem tornar-se conselheiros do TCM. O vereador Jean Carlos, agora no PL, seria o quarto suplente do UB.

Semana é decisiva para negociação com professores e servidores municipais

A semana que se inicia é decisiva para o pleito de professores e demais servidores municipais. Sinpma, que representa os docentes, e SindiAnápolis pediram audiência com o prefeito Márcio Corrêa e esperam que ela saia ainda esta semana para tratar do Piso Nacional do Magistério e da data base.

Os dirigentes sindicais esperam acelerar a negociação, uma vez que a data de fechamento da folha de janeiro está próxima e, se não houver acordo, não há reajuste neste mês. O piso dos professores prevê reajuste de 6,27%. Os servidores deram três opções, que variam de 7,33% a 13,78% de aumento para o exercício de 2025. O prefeito ainda não sinalizou se topará os pleitos das categorias.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.