O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT) de Anápolis, Leonardo Marra, destacou em entrevista ao programa Painel DM que o Plano de Mobilidade Urbana é uma das principais pautas da gestão. O documento, elaborado por uma empresa especializada, já foi protocolado na Câmara Municipal e está em fase de análise para possíveis ajustes.
Marra ressaltou que o plano é essencial para nortear ações de curto, médio e longo prazo na cidade. “Precisamos aproveitar o trabalho já realizado e fazer ajustes pontuais para adequá-lo à realidade atual da cidade. Queremos apresentar esse plano novamente para que possamos implementar ações que atendam às demandas da população”, explicou.
Ele destacou ainda que o plano será analisado em conjunto com outras secretarias, como as de Obras, Planejamento e Meio Ambiente. O objetivo, de acordo com o engenheiro civil, é garantir viabilidade técnica e financeira.
Outro ponto abordado foi a situação das concessões viárias que passam pela cidade. Marra criticou a falta de planejamento em intervenções realizadas no passado, que, segundo ele, resolveram problemas pontuais, mas transferiram desafios para o futuro. O técnico citou a necessidade de melhorias nas alças de acesso e de um estudo detalhado sobre as áreas de desaceleração e aceleração nas rodovias que cortam Anápolis.
“Precisamos antecipar intervenções previstas nos contratos das concessionárias, como as marginais na região do Jardim Europa e viaduto Ayrton Senna. Há pontos críticos que demandam desapropriações e readequações de infraestrutura para garantir a segurança e a fluidez do trânsito”, explicou.
FISCALIZAÇÃO
Sobre o atual contrato de fiscalização eletrônica, Marra informou que o vencimento está próximo e que a prefeitura já iniciou os estudos para uma nova contratação. Ele frisou a importância do serviço, tanto na redução de acidentes quanto na organização do trânsito, e mencionou que a meta é evitar lacunas entre contratos. “Estamos trabalhando para que o certame seja realizado antes do término do contrato atual. Contratações emergenciais ou renovações automáticas não estão nos nossos planos iniciais”, afirmou.
O presidente também abordou a necessidade de investimentos em tecnologia para otimizar o trabalho dos fiscais de trânsito. Atualmente, Anápolis conta com 35 fiscais, número que Marra considera insuficiente para atender toda a cidade. Ele apontou que ferramentas como câmeras de monitoramento e Inteligência Artificial poderiam auxiliar no trabalho dos agentes, além de inibir comportamentos inadequados no trânsito.
“Temos uma carência de fiscais e precisamos pensar no futuro, em como tecnologias podem apoiar nosso trabalho. A presença física dos fiscais continuará sendo essencial, mas podemos otimizar o atendimento a algumas situações com essas ferramentas”, destacou.
Atualmente, a cidade conta com 35 fiscais, número que o presidente da CMTT considera insuficiente para atender às demandas crescentes da cidade. “Há uma carência evidente de pessoal, e a fiscalização deve ser realizada por profissionais concursados, como exige a legislação. Estamos estudando essa possibilidade para garantir que o município tenha um efetivo adequado e preparado para atuar nas diversas situações do trânsito”, afirmou. Por enquanto, todavia, um novo certame segue sem previsão para ser realizado.