Anápolis INFRAESTRUTURA

Trecho anapolino da BR-153 não terá obras de grande impacto neste ano

Contrato firmado pela Ecovias do Araguaia com o governo federal prevê maiores intervenções somente a partir de 2030

17/01/2025 12h00
Por: Redação
Foto: Valter Campanato
Foto: Valter Campanato

A Ecovias do Araguaia, concessionária responsável pela administração das rodovias BRs-153, 414 e 080, divulgou recentemente o planejamento das obras previstas no contrato de concessão de 35 anos. Embora estejam programadas diversas melhorias ao longo dessas rodovias, o município de Anápolis não será contemplado com grandes intervenções no curto prazo.

Conforme o cronograma estabelecido, a duplicação das margens da BR-414 está prevista para ser concluída em um período de 22 anos. Além disso, obras no trevo nas proximidades da loja Havan, uma demanda significativa para a mobilidade urbana local, tem entrega estimada apenas para 2030.

Atualmente, os esforços da concessionária concentram-se em serviços emergenciais de melhoria, incluindo pavimentação, sinalização, drenagem e reparos em pontes e viadutos.

O contrato de concessão prevê, ao todo, 622 quilômetros de duplicações, sendo que 57% desse total deverá ser executado até o décimo ano. No estado de Goiás, o plano contempla aproximadamente 53,44 quilômetros de duplicações até o quarto ano, abrangendo os municípios de Uruaçu (16,4 km), Campinorte (7 km), Rialma (28,6 km) e Rianápolis (1,4 km).

As obras de ampliação previstas para o quarto ano incluem a construção de dois viadutos, retornos, três pontes, cerca de 30 km de vias marginais, quatro acessos e passarelas. Especificamente, as obras de ampliação e duplicação da BR-153, com entrega programada para 2025, têm um investimento estimado em R$ 410 milhões.

Em nota, a Ecovias do Araguaia esclareceu que o planejamento das obras está sendo seguido conforme os prazos definidos no contrato de concessão firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A concessionária destacou que, até o quinto ano de concessão, mais de 100 quilômetros de rodovias serão duplicados, com ênfase nos trechos de Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis.

Além disso, o contrato prevê a implantação de 144 novos retornos, 42 dispositivos de interconexão, 27 quilômetros de faixas adicionais, 16 novos acessos e 6 quilômetros de novas pistas no contorno de Corumbá. Nos trechos urbanos, estão previstas 19 passarelas para pedestres e 110 pontos de ônibus, além da iluminação de travessias urbanas e a implantação de 90 quilômetros de vias marginais.

Em relação a Anápolis, a concessionária informou que estão programados serviços como a revitalização da iluminação e melhorias contínuas na infraestrutura. Confira a nota na integra.

"Ao todo, o contrato de concessão prevê 622 quilômetros de duplicações – 57% com previsão de conclusão até o 10º ano. Em Goiás, a previsão é que até o final do 4º ano de concessão, sejam realizados cerca de 53,44 quilômetros de duplicações, contemplando Uruaçu (16,4 km), Campinorte (7 km), Rialma (28,6 km) e Rianápolis (1,4 km). Até o final do contrato, serão 448,54 quilômetros de rodovias duplicadas no estado.

As obras do 4º ano contemplam ainda serviços de ampliação como dois viadutos, retornos, três pontes, quase 30 km de vias marginais, quatro acessos e passarelas.

As obras de ampliação e duplicação da BR-153, em Goiás e Tocantins, com entrega prevista para 2025, têm investimento estimado em R$ 410 milhões.

Entre as obras de ampliação, ao longo do contrato, a concessionária irá implantar 144 novos retornos, 42 dispositivos de interconexão, 27 quilômetros de faixas adicionais, 16 novos acessos e a implantação de 6 quilômetros de novas pistas na construção do contorno de Corumbá. Nos trechos urbanos, serão instaladas 19 passarelas para pedestres e 110 pontos de ônibus, além da iluminação de travessias urbanas e a implantação de 90 quilômetros de vias marginais.

As demais obras, de melhoria da infraestrutura, como recapeamento, manutenção de estruturas, poda de árvores, limpeza, entre outros são serviços, são contínuas e executadas ao longo de todo o trecho, conforme cronograma diário divulgado nas redes sociais."

Obras em Anápolis

É importante ressaltar que a Ecovias do Araguaia já realizou algumas intervenções no perímetro urbano de Anápolis. Em agosto de 2023, a concessionária deu início às obras de revitalização da iluminação na BR-153, com a instalação de aproximadamente 760 luminárias de LED em um trecho de 12,75 km. Posteriormente, em fevereiro de 2024, a Ecovias do Araguaia anunciou a finalização da primeira etapa do restabelecimento da iluminação na BR-153, na região.

Apesar das ações em andamento, autoridades locais têm demonstrado preocupação com a falta de intervenções mais significativas em curto prazo, especialmente no que se refere à duplicação da BR-414 e às melhorias no trevo da Havan. Em resposta a essas demandas, o prefeito de Anápolis, Márcio Corrêa (PL), se reuniu na última semana com representantes da Ecovias do Araguaia para discutir a possibilidade de antecipar as obras dessas importantes regiões. Reconhecendo a urgência dessas ações para a cidade, o prefeito compartilhou, por meio de suas redes sociais, que, ainda nesta semana, será definido um caminho para solucionar essas questões e acelerar os processos de intervenção.

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