Após quase duas semanas, o prefeito Márcio Corrêa (PL) nomeou 218 servidores comissionados. O número está dentro da margem prevista por ele, que prometeu operar a máquina pública com, no máximo, um terço do número total de cargos em comissão.
Hoje, o chefe do executivo municipal pode efetuar cerca de 1,5 mil nomeações. Até aqui, ele não alcançou ainda o patamar de 15% do total de comissionados previstos em lei.
Na última semana, o prefeito fez o compromisso de ter cerca de 500 comissionados, ou seja, um terço do total, durante a gestão. O objetivo, segundo ele, é reduzir gastos para ter maior espaço fiscal para investimentos. Decreto no dia 1º de janeiro exonerou todos os comissionados. Alguns, que ocupavam cargos de segundo e terceiro escalão com Roberto Naves, foram contemplados na nova administração.
A expectativa é que, nos primeiros 90 dias, o prefeito de fato segure o número de nomeações, que tende a crescer após a reforma administrativa prevista para o primeiro semestre.
Extra
Edição extraordinária do Diário Oficial do Município no sábado trouxe mais 20 nomeações. Depois da indicação de nomes para os cargos de diretoria e algumas chefias de gabinete, Corrêa passou a selecionar gerentes e também assessores de nível I e II, que ainda não haviam aparecido. É esperado que indicações de vereadores comecem a ganhar espaço a partir desta semana.
Projetos aprovados
A Câmara aprovou, em sessão extraordinária na última sexta-feira (10),que alteram, compatibilizam e promovem adequações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2025, e o Plano Plurianual (PPA) do período 2022-2025. Segundo o Executivo, a alteração do PPA e da LDO é necessária devido às alterações resultantes da aprovação do Orçamento Municipal para 2025.
Desconfiança
Profissionais de educação mostraram ceticismo ao anúncio do prefeito, na semana passada, da abertura de 2,5 mil vagas imediatas em creches na rede municipal de ensino. Até mesmo aliados acreditam que o prefeito “se animou demais com planilhas” e se equivocou ao anunciar este montante de novas vagas. A Secretaria de Educação informou que novas vagas imediatas serão pouco mais de 400.
Cidade Limpa
A Prefeitura de Anápolis inicia hoje a segunda etapa da Operação Cidade Limpa, que tem o objetivo de levar serviços de limpeza e manutenção para todos os bairros da cidade.Desta vez, a ação acontecerá na região do Vivian Parque e concentração de trabalhadores que atuarão será no estacionamento do IFG, na Avenida Pedro Ludovico, a partir das 7h. A primeira edição foi no Recanto do Sol.
Nome de líder de Márcio Corrêa na Câmara Municipal deve sair nesta semana
O prefeito Márcio Corrêa (PL) vai divulgar nesta semana o nome do seu líder na Câmara Municipal. Na semana passada, em entrevista ao Painel, ele afirmou que a definição estava entre Jean Carlos (PL), que publicamente já disse que aceitaria, e José Fernandes (MDB).
Na última sexta, a Casa aprovou alteração no regimento interno que voltou a permitir que os componentes da mesa diretora exerçam cargo de liderança do executivo. No ano passado, vereadores haviam aprovado resolução que vetava esta ação. Jean Carlos e José Fernandes estão na mesa, como primeiro secretário e vice-presidente, respectivamente. O prefeito afirmou que a decisão deveria sair até esta segunda-feira.