O ministro interino da Secretaria de Relações Institucionais, Olavo Noleto, esteve em Anápolis nesta sexta-feira (10) para confirmar investimentos federais na ordem de R$ 50 milhões destinados à cidade. Durante a passagem, o representante do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou a disposição de parceria com o município, independentemente do partido de prefeito Márcio Corrêa (PL) fazer parte da oposição.
“Eu visitei agora o prefeito, que acaba de tomar posse, para trazer a nossa palavra de apoio e de parceria. O governo do presidente Lula não discrimina prefeitos eleitos em partidos de oposição, não discrimina por cor de partido. Nós temos milhares de testemunhos disso, graças a Deus, porque a palavra quando se governa é parceria, parceria administrativa”, afirmou o ministro durante coletiva de imprensa realizada na Câmara Municipal.
Os recursos confirmados serão aplicados em obras como uma policlínica, duas novas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), uma escola de tempo integral e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). “Anápolis é uma cidade muito importante para Goiás e para o Brasil. O governo do presidente Lula reconhece e entende Anápolis como uma cidade estratégica para o desenvolvimento nacional. A minha vinda, como a vinda de outros atores do governo, reflete esse olhar sobre Anápolis como essa cidade estratégica e importante", reforçou Noleto ao anunciar os investimentos.
Os projetos contemplados incluem obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e recursos que, segundo o ministro, demonstram o compromisso do governo com a cidade. “A gente vem reafirmar aqui porque temos policlínica selecionada para Anápolis, tem duas UBS, tem creche, tem escola de tempo integral. Essas obras, em governos ortodoxos, vou dizer assim, quando ganha um prefeito de um partido de oposição, eles vão lá e cortam a verba. O nosso governo não faz isso”, declarou.
Olavo Noleto também convidou o prefeito Márcio Corrêa (PL) e sua equipe para uma capacitação em Brasília, de 11 a 13 de fevereiro, destinada a gestores municipais. O objetivo é orientar prefeitos e secretários sobre como acessar os recursos federais de forma eficaz. “É um trabalho técnico e que o governo federal vai liberar os recursos dentro desse trabalho técnico para apoiar a cidade de Anápolis", pontuou.
LEGISLATIVO
Na Câmara Municipal, o ministro foi recepcionado pela presidente da Casa, vereadora Andreia Rezende (Avante), e lideranças políticas de diversos partidos. “Agora é momento de abafar as ideologias. O Legislativo está à disposição da Prefeitura para viabilizar os projetos”, destacou Andreia Rezende.
Noleto ainda reforçou a importância de unir esforços para superar divisões políticas. “Não se trata aqui do prefeito A, do prefeito B, se trata do presidente Lula apoiando os municípios e nunca discriminando os prefeitos pela cor do seu partido”, concluiu.
Durante o encontro, o deputado federal Rubens Otoni e o deputado estadual Antônio Gomide, ambos do PT, reforçaram a atuação parlamentar em prol de Anápolis. “A eleição passou. O compromisso com Anápolis continua, independente de quem esteja à frente da administração”, disse Gomide.
O ministro parabenizou o ex-prefeito e o deputado federal pelo trabalho realizado em prol de Anápolis, e reforçou que o volume de recursos depende da articulação dos prefeitos. “O deputado Rubens Otoni é um leão em defesa de Anápolis. O volume de recursos depende muito também de cada prefeito, cada prefeita. Basta organizar os documentos e trabalhar com a Caixa Econômica Federal para garantir o andamento dos projetos", concluiu.