Termina na manhã desta sexta-feira (10) o prazo dado pelo prefeito Márcio Corrêa (PL) para que sejam devolvidos ao patrimônio público todos os veículos da Prefeitura de Anápolis. A data foi estabelecida em decreto publicado na edição de quarta-feira (8), no Diário Oficial do Município (DOM).
Aqueles servidores que estiverem responsáveis pelos veículos da administração devem levá-los até às 8h para o pátio da Companhia Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT). De acordo com a administração, são 232 veículos próprios que estão espalhados pelas secretarias e autarquias.
Outro decreto publicado pelo prefeito determinou a devolução dos veículos locados que estão à disposição da Prefeitura. Nesta semana, Corrêa apontou que havia “veículos de luxo” alugados pela administração.
A gestão também diz que identificou 50 carros que não constavam no levantamento inicial e, portanto, serão agora devolvidos às locadoras. De acordo com o prefeito, o contratogerava um custo anual de R$ 943.800 por ano aos cofres públicos.
Os carros estão sob responsabilidade de servidores da Prefeitura. Os que eventualmente não forem devolvidos podem levar à responsabilização daqueles a quem estavam cedidos os veículos nas esferas administrativa, cível e criminal.
Márcio Corrêa disse em coletiva na última quarta-feira (8) que a utilização dos veículos nas secretarias será reavaliada. Ele informou que, para aqueles em que o uso dos carros é necessário, haverá cessão. Noutros casos, em que for dispensável, não haverá a disponibilização do transporte oficial.
“Mesmo que os carros sejam próprios, temos custos com manutenção e combustível”, justificou o prefeito. Nos primeiros dias, Corrêa tem adotado um discurso austero e anunciado medidas no sentido de cortar gastos. Segundo ele, o objetivo é oferecer à sociedade uma gestão mais eficiente.