Anápolis COLUNA PAINEL DM

Esquecidos, moradores da Jaiara fazem abaixo-assinado e pedem rede de esgoto

Apesar de investimentos recentes no bairro, parte da comunidade ainda aguarda melhorias na infraestrutura de saneamento

10/01/2025 12h00 Atualizada há 1 semana
Por: Redação
Foto: Paulo de Tarso
Foto: Paulo de Tarso

Moradores da Vila Jaiara, na região Norte de Anápolis, estão preocupados em serem esquecidos do processo de expansão da rede de esgoto que se deu recentemente no bairro. Por isso, até mesmo um abaixo-assinado já foi feito para pedir que o benefício chegue a ruas que ficaram de fora.

Victor Emanoel, que é residente da Rua JO2, relatou que a população já tomou diversas iniciativas para buscar soluções, mas sem sucesso. “Realizamos um abaixo-assinado e ouvimos várias promessas, mas, na prática, nada mudou. Apenas essas quatro ruas do residencial onde moro que estão sem sistema de esgoto. Todas as ruas ao redor, como Las Palmas, Jandaia, Nova Vila e outras, já possuem.”, lamentou o morador. Além da JO2, estão sem o serviço as ruas JO1, JO2, JO2 e Formosa.

A mobilização, relatam os moradores, coletou várias assinaturas, e o documento foi entregueao vereador Wederson Lopes (UB). No entanto, ele destacou que, até o momento, não houve qualquer ação concreta em resposta a essa iniciativa. “Ela também chegou a conversar com o vereador Alex Martins (PP), mas, até agora, não houve nenhum progresso”, acrescentou.

A frustração se intensifica com a falta de respostas da Saneago, a companhia responsável pela gestão de água e esgoto na região. Segundo Victor, sua prima, que também reside no bairro, procurou o órgão, que se comprometeu a iniciar as obras no início deste ano, mas até agora nada foi feito.

A empresa, sob o novo contrato, assinado em 2019, promete investir R$ 600 milhões com o objetivo de universalizar o esgotamento sanitário, proporcionando acesso à rede de esgoto para mais de 70 mil anapolinos e garantindo coleta para mais de 85% dos domicílios. Em 2023, o então prefeito Roberto Naves, ao lado do governador Ronaldo Caiado, anunciou um novo pacote de R$ 67 milhões, destinado à construção de 193 quilômetros de redes coletoras de esgoto na cidade.

Em outubro de 2023, foi lançado o lote de expansão do sistema de esgotamento sanitário, com um prazo de execução de 26 meses. Esta primeira fase incluiu a ampliação e aprimoramento da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para um sistema de tratamento terciário, junto da instalação de 126 quilômetros de redes coletoras de esgoto e a conexão de 9,4 mil novos pontos.

Enquanto os investimentos são realizados, a comunidade da Vila Jaiara continua a aguardar soluções concretas que atendam às suas necessidades urgentes.

“A situação é extremamente frustrante. Além de sermos os únicos sem esgoto na região, ainda temos que lidar com o problema das fossas. Em média, precisamos esvaziá-las duas a três vezes por mês, mas logo elas enchem novamente e transbordam. Quando isso acontece, as ruas ficam cheias de água de fossa, gerando um cheiro muito desagradável e causando grande incômodo para os moradores”, destacou Victor.

Em nota, a Saneago informou que grande parte da Vila Jaiara já foi contemplada pelo sistema de esgotamento sanitário e esclareceu que as obras de implementação para as ruas em questão estão sendo viabilizadas. A companhia explicou que “o início dos trabalhos demanda regularização fundiária”. A empresa destacou ainda que, em Anápolis, “atenderá a meta de universalização estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento antes do prazo previsto, que é 2033.”

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.