As obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Veterinária serão concluídas ainda este ano. Esta é a expectativa da vereadora Thais Souza (Republicanos), que articulou a destinação de emenda federal para o projeto junto ao então deputado federal Major Vitor Hugo (PL).
A parlamentar se reuniu com o prefeito Márcio Corrêa (PL), num diálogo intermediado por Vitor Hugo, e solicitou o término da estrutura, que já está na fase final. Ela alegou que a obra só não ficou pronta por conta do período chuvoso.
Após o encontro com o chefe do executivo municipal, ela saiu otimosta. “Tivemos uma conversa bastante produtiva, e o prefeito fez o compromisso comigo de terminar essa obra.”
Thais lembrou que a UPA Veterinária é um pedido antigo da causa animal em Anápolis. Segundo ela, o Centro de Zoonoses já não oferece condições adequadas para os procedimentos de castração e, por isso, a unidade é essencial.
“Nós sabemos que é um anseio da causa animal, dos protetores. O antigo Centro de Zoonoses não tinha nenhuma estrutura. Por isso trabalhamos arduamente por este recurso para construirmos este lugar para dar dignidade aos animais. É uma luta do nosso mandato, da causa animal. Essa vitória é de todos vocês, protetores, que aguardam ansiosamente por este projeto”, disse.
A parlamentar ressaltou ainda que a expectativa é de que a obra fique pronta ainda em 2025. “Temos certeza de que ele dará continuidade a essa obra e, em poucos meses, ela será entregue”. A obra da UPA Veterinária, assim como 16 outras, foram paralisadas após decreto do prefeito, no dia 1º de janeiro.
De acordo com o projeto, o espaço terá recepção, banheiros acessíveis, quatro salas de atendimento, sala de vacina, canil e gatil. O projeto contempla também um centro cirúrgico com salas de preparo, laboratório, indução anestésica, recuperação, paramentação, expurgo, esterilização, degermação, observação, castração, medicamentos e exames.
O setor de serviços possui ambientes de depósito de material de limpeza, área de resíduos sólidos, arquivo, cozinha/copa, vestiário feminino e masculino e lavanderia.
Segundo a Prefeitura, antes da virada do ano, as obras da UPA Veterinária estavam na casa de 80% de conclusão.