Depois do desabafo do Delegado Federal Humberto Evangelista, em entrevista ao Painel DM nesta terça-feira (7), o presidente municipal do PL pediu paciência aos correligionários que esperam ter espaço na administração municipal. Segundo o ex-vereador Hélio Araújo, há “pessoas afloradas querendo participar do governo.”
“Tem que ter paciência. Tivemos várias conversas. Deixa o prefeito organizar a casa, montar seu secretariado. Na hora certa, o prefeito vai chamar todos que estiveram com ele na caminhada”, afirmou à coluna.
Corrêa iniciou nesta semana a nomeação de cargos de segundo escalão e contemplou alguns aliados que participaram da campanha em 2024. Há, porém, muitos partidos – e o próprio PL – que querem mais presença no executivo municipal.
O prefeito prometeu às pessoas que o acompanham que fará uma reforma administrativa em cerca de 90 dias e, com isso, abrigará muitos aliados.
Indefinição
O nome de Wederson Lopes (UB) para a liderança do prefeito Márcio Corrêa na Câmara ainda não está fechado. Desde o ex-secretário de Obras da gestão de Roberto Naves foi ventilado, houve reações não só nas redes sociais, mas de aliados do político. Ao Painel DM, a presidente da Casa, Andreia Rezende, citou a experiência do colega, mas ressaltou que o martelo não foi batido pelo prefeito.
Diárias polêmicas
Andreia Rezende afirmou que ainda não se decidiu sobre a manutenção do pagamento de diárias para parlamentares e servidores no exercício da função. Segundo a vereadora, o tema será debatido com os pares, mas adianta que o modelo deve ser modificado. “Precisamos fazer alguns ajustes, aliando à questão financeira da Casa. Vamos avaliar a forma mais correta, ética e moral.”
Lideranças definidas
As bancadas de Agir e PL foram as primeiras a indicar lideranças na nova legislatura da Câmara. Os vereadores Fred Godoy e Suender Silva, respectivamente, desempenharão este papel. As duas legendas fizeram um par de vereadores. Ananias Júnior (Agir) e Jean Carlos (PL) são os outros nomes das siglas, mas já ocupam cargos na mesa diretora. A presidência pediu que os demais indiquem os nomes com brevidade.
Mudanças
A Diretoria Legislativa da Câmara Municipal já tem um novo ocupante. Trata-se de Frederico Dutra de Medeiros, o Fred Paraíba. Ele vai substituir o doutor Carlos Alberto de Lima, que esteve nesta posição por 32 anos e foi informado que não continuaria a partir de 2025. A Presidência definiu também o Coronel Edival Soares, outrora cotado para presidir a CMTT, na chefia de gabinete.
Hélio Araújo não crava permanência no comando do PL anapolino
O ex-vereador Hélio Araújo, no comando do PL há quase oito anos, não crava sua permanência na presidência municipal do PL. Questionado pela coluna, o dirigente partidário revelou que não sabe se fica, uma vez que o partido cresceu, e deixou a decisão nas mãos do prefeito.
“Hoje o nome mais forte do PL não é mais o vereador Jean, o vereador Suender ou o ex-vereador Hélio. O maior nome em Anápolis chama-se Márcio Corrêa. Ele quem decide o destino do PL em Anápolis”.
Nesta semana, o nome de Lorena Montalvão, do grupo de Major Vitor Hugo, apareceu como uma das possibilidades para comandar o partido. O atual presidente diz que desconhece esta articulação.