Aproximar a Câmara Municipal dos anseios da população é o principal objetivo da vereadora Andreia Rezende (Avante), que desde o dia 1º de janeiro preside a Casa. Primeira mulher a ocupar o posto, ela diz que tem como meta levar os serviços do legislativo ao cidadão, incrementando programas semelhantes de gestores anteriores.
Rezende também promete atuar com diálogo, transparência e união. “Queremos avançar para uma Câmara mais moderna e mais próxima das pessoas. Que a gente possa levar os serviços da Câmara para fora de seus muros. Uma Câmara mais conectada com os anseios da sociedade”, disse em entrevista ao Painel DM desta terça-feira (7).
A parlamentar aponta que o legislativo deve ocupar seu papel de protagonizar discussões de grande relevância para o município. “Lá é o lugar de sugerir políticas públicas e avançar isso para o executivo”, ressaltou.
Na primeira sessão da nova legislatura, uma extraordinária, os vereadores aprovaram a criação de três comissões, entre elas Meio Ambiente e Saneamento e a de Segurança Pública. Para Rezende, este ato já demonstra um caminho para uma conexão mais firme com o cidadão. “Essas comissões já eram cobradas. Muito se discute sobre a Guarda Municipal, temos a Força Tática. Meio ambiente é uma das maiores demandas da nossa cidade, que também não tem saneamento em todos os bairros. Trouxemos mecanismos e vamos avançar”, prometeu.
Da atual legislatura, 17 dos 23 vereadores, ou seja, 73,9% da Casa, se reelegeu. A presidente avalia que a atual composição, portanto, goza de muita experiência. Ela contou que nos diálogos que teve com os pares percebeu disposição para entregar resultados à cidade. Como presidente, Rezende promete dar as condições para que os parlamentares desenvolvam seu trabalho.
“Tive longas conversas com cada um deles nos últimos dois meses. São pessoas que realmente querem trabalhar e mostrar resultado para a população. Acredito que a população vai se surpreender com o trabalho deles. Minha função institucional como presidente da Câmara é dar condições para os 23 vereadores trabalharem, estarem mais próximos da população e serem agentes de transformação na sociedade”, argumentou.
No sangue
A política está no sangue da família de Andreia. E também a Câmara. E a cadeira da presidência. Depois do pai e do irmão, Amilton e Amilton Filho, ela é a terceira da família Batista a comandar o legislativo anapolino. Questionada se quer se parecer mais com um ou com outro, ela diz que quer levar características de ambos.
Andreia Rezende lembra que nas gestões deles foram realizados os dois primeiros concursos públicos para a Casa. Sob a presidência do patriarca da família, foi criada, por exemplo, a TV Câmara, que hoje está disponível também nas plataformas digitais.