A Prefeitura de Anápolis tem um plano para mitigar o problema dos buracos que surgem dia após dia durante o período chuvoso e acompanhar de perto a qualidade do pavimento asfáltico. Novo secretário de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Rone Evaldo Barbosa quer implantar um Sistema de Gerência de Pavimentos para avaliar e mapear as condições de cada rua da cidade.
A medida, anunciada logo após a cerimônia de posse, que aconteceu na última quarta-feira, (01), surge como uma resposta às queixas da população, que enfrenta dificuldades em transitar por vias mal conservadas.
De acordo com o secretário, a Prefeitura tem um levantamento preliminar e já tem em mente um esboço do sistema de gerência, que foi desenvolvido pelo professor José Leomar, da Universidade de São Paulo (USP).
“Nossa ideia é implantá-lo para fazer o mapeamento, a identificação, avaliação da qualidade do pavimento da cidade e otimizar a aplicação dos recursos conforme a necessidade”, explicou Barbosa.
As novas medidas preveem não apenas priorizar as áreas que mais necessitam de reparos, como também planejar de forma mais eficiente os trabalhos de manutenção e melhoria, sanando os problemas de pavimentação.
O problema da pavimentação em Anápolis tem gerado descontentamento entre os cidadãos. Ednei Carlos Timóteo, um morador da Rua Jaraguá, na Vila Harmonia, expressou sua frustração: “Aqui na rua de casa tem um monte [de buraco] e é grande. Mas não tem muito tempo que fez recapeamento, o problema é que o recapeamento é muito ruim. Porque abre o buraco fácil demais”. Sua reclamação reflete a insatisfação de muitos que convivem com os impactos das chuvas e a má qualidade do recapeamento.
Barbosa destacou que o período chuvoso dificulta a execução de um trabalho mais preciso para a recuperação das vias danificadas, mas garantiu que as equipes manterão a atuação para mitigar os problemas.
"Estamos num período bastante delicado, de chuvas. Não dá para pensar num trabalho mais preciso, de todo o recorte, recomposição da base e recapeamento do trecho danificado com uma boa técnica, é muito complicado no período chuvoso. Mas essas ações são urgentes e precisam ter continuidade. Vamos ter essa responsabilidade de fazer isso e melhorar a vida do cidadão", afirmou.
*Colaborou Lara Duarte e Lucivan Machado