Painel DM COLUNA PAINEL DM

Aliados veem com desconfiança escolha de Wederson para liderança de Corrêa

07 de janeiro de 2025

07/01/2025 11h00
Por: Redação
Aliados veem com desconfiança escolha de Wederson para liderança de Corrêa

Embora ainda não oficial, a escolha de Wederson Lopes (UB) para a liderança do governo na Câmara é dada como certa pelos aliados do prefeito Márcio Corrêa (PL). Muitos deles, porém, veem com desconfiança o nome do parlamentar, que fez parte da gestão Roberto Naves (Republicanos), inclusive como secretário de uma das principais pastas, a de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Muitos deles apontam contradição no fato de ele ter chefiado o Anápolis Investe, alvo de críticas de muitos vereadores que são aliados de primeira hora do prefeito e que pode ser objeto de instalação de uma Comissão Especial de Investigação (CEI).

Alguns colegas de Câmara mais enfáticos classificam a articulação de Corrêa como ‘loucura’ e esperam vida curta de Wederson como líder do prefeito na Casa.

A se recordar: o vereador do UB foi líder de Antônio Gomide (PT) e do próprio Roberto Naves na Câmara.

Reclamação

A insatisfação de aliados não é apenas com a indicação de Wederson Lopes para a liderança. Dentro do PL, candidatos não eleitos na chapa para vereador reclamam de não terem espaço dentro da administração municipal. As críticas chegam até o presidente municipal, Hélio Araújo, que também não foi eleito e é um dos cotados para comandar uma secretaria após reforma administrativa.

Apoio condicionado

Líder da gestão de Roberto Naves, o vereador Jakson Charles (PSB) tem afirmado que caminhará com Márcio Corrêa, mas a fala vem seguida com uma condicionante: ‘se o prefeito quiser’. Apesar da amizade entre os dois, uma aproximação muito evidente neste momento é vista com maus olhos por pessoas próximas ao chefe do executivo.

Mutirão

Márcio Corrêa fechou parceria com a Polícia Penal para levar à região do bairro Recanto do Sol, de quarta-feira (8) a sábado (11), um mutirão de limpeza com utilização de mão de obra carcerária. Quarenta custodiados na Unidade Prisional Regional de Anápolis farão serviços de varrição, recolhimento de lixo e entulho, reparo e pintura de meio-fio, dentre outros.

Emplacou

O vereador Rimet Jules (PT) obteve uma vitória importante logo na primeira sessão de Câmara. É que a Casa aprovou a criação da Comissão de Meio Ambiente e Saneamento, que vai analisar projetos e ações voltados ao setor. O petista tem bandeiras específicas para o setor, como o IPTU Verde. O tema está ainda mais em voga em 2025, uma vez que o Brasil será sede da COP 30, em Belém.

Relação entre prefeito e vice dá primeiros sinais de desgaste

A relação entre o prefeito Márcio Corrêa e o vice Walter Vosgrau (MDB) já teve os primeiros embates. Animado para participar das agendas de vistoria do prefeito, o emedebista chegou a informar que se deslocaria para uma delas, mas foi avisado de que deveria dar meia volta.

Outro fator que pesa é a demora para nomeação de pessoas indicadas por Vosgrau na administração municipal. Até aqui, o prefeito nomeou apenas secretários, alguns diretores, uma dupla de gerentes e um assessor.

Pelo peso de sua imagem de cardiologista de sucesso, numa eleição pautada pela saúde, o vice-prefeito esperava mais espaço e prestígio neste início de governo e reclamou a aliados que acabou relegado. O vereador José Fernandes (MDB), amigo de ambos, atuou como bombeiro para apaziguar a situação e evitar danos permanentes na relação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.