Política FORÇA POLÍTICA

Anápolis elege prefeitos em outras sete cidades de Goiás 

Seis vice-prefeitos já empossados também são naturais do município, que é cidade natal de três governadores no país 

06/01/2025 16h00
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As eleições de 2024 outra vez comprovaram a força política de Anápolis. Sete dos 246 prefeitos eleitos em Goiás são do município. Além de Márcio Corrêa (PL), que assumiu no dia 1º o comando do Centro Administrativo Adhemar Santillo, outros seis chefes de Executivo no estado são anapolinos de nascimento. 

Eles estão em cidades próximas, como Alexânia, Campo Limpo de Goiás, Ouro Verde Goiás e Leopoldo de Bulhões, mas também em municípios mais distantes, casos de Goianésia, no Vale do São Patrício; e Campos Belos, no Nordeste goiano. 

Em Alexânia, foi eleito Warley Gouveia, do Podemos. Graciele da Arte Trigo (UB), que mantém negócios em Anápolis, foi reeleita para um segundo mandato em Campo Limpo de Goiás. O novo prefeito de Campos Belos é o anapolino Pablo Geovanni (UB). 

Renato de Castro (UB), ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e ex-deputado estadual, está de volta à Prefeitura de Goianésia e também nasceu em Anápolis. Em Leopoldo de Bulhões, elegeu-se a anapolina Roberta Caetano, do MDB. Outro prefeito anapolino do PL é Rodrigo Fonseca, eleito pela população de Ouro Verde de Goiás. Fecha a lista Tiago Pacheco (UB), da vizinha Petrolina de Goiás. 

Anápolis é território de nascimento de seis vice-prefeitos estado afora. Em Campo Limpo (Alzemar, do PL), Ouro Verde (Ana Paula, do PSD) e Petrolina (Fernando Vieira, do MDB), eles formam uma “chapa pura” com os prefeitos empossados na última quarta-feira (1). 

Na vizinha Abadiânia, o novo vice-prefeito, André do Dão, filiado ao Partido Novo, é anapolino de nascimento, bem como Rodrigo Carvalho (MDB), em Nova Crixás, e Reginaldo (PL), em Nova Veneza. O atual vice-prefeito de Anápolis, Walter Vosgrau, nasceu em Toledo, no Paraná. 

As sete outras cidades governadas por anapolinos, somadas, não chegam à metade da população de Anápolis, que conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 415 mil habitantes na projeção de 2024. Juntos, os demais prefeitos nascidos no município governarão 154.450 pessoas. Destas, a maior população é de Goianésia, com 77 mil moradores, e a menor é a menor é de Ouro Verde Goiás, com 4.108 habitantes. 

DESTAQUE

Não é só nos prefeitos que Anápolis se destaca. De todos os 5.570 municípios brasileiros, a cidade é a que mais tem governadores em exercício no país desde 2019. Além de Ronaldo Caiado, governador de Goiás, Mauro Mendes, de Mato Grosso, e Antonio Denarium, de Roraima, são nascidos em berço anapolino. 

Caiado também desponta como uma das lideranças políticas da direita no país, uma vez que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está inelegível e abre um vácuo na disputa por poder em 2026. Outro goiano - não de nascimento, mas de residência - na briga pela presidência é o cantor Gusttavo Lima, que anunciou, em entrevista ao Metrópoles, a intenção de se candidatar, numa jogada que muitos enxergam ser calculada ao lado de Caiado. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.