A primeira semana cheia de 2025 tem grande expectativa de aliados do prefeito Márcio Corrêa (PL). As primeiras nomeações para cargos de segundo e terceiro escalão vieram numa edição extraordinária do Diário Oficial do Município, no sábado (4), contemplando as secretarias de Comunicação e de Saúde, mas aliados ainda estão de olho na distribuição de cargos.
Pessoas de confiança do prefeito passaram a última semana fechando os nomes que ocuparão cada posto.
Como aconteceu no primeiro escalão, as nomeações devem atender a um perfil técnico. Nos primeiros dias de mandato, houve uma romaria nos gabinetes do prefeito e do vice-prefeito Walter Vosgrau (MDB), de pessoas em busca de cargos.
Embora ainda sem nomeação, muitos profissionais avalizados pelo prefeito já atuam nas mais diversas secretarias. Outros espaços, porém, ainda sofrem com a escassez de trabalhadores, caso por exemplo do Procon e o ZAP da Prefeitura.
Reforço na segurança
Corrêa anunciou, no sábado, que o coronel da Polícia Militar, Paulo Roberto de Oliveira, para comandar o Observatório de Segurança Pública. O sistema de videomonitoramento do município é o mais completo do estado, inclusive com tecnologia de reconhecimento facial. Oliveira é especialista em Gerenciamento em Segurança Pública e está na PM desde 1987.
Em exercício
A despeito da decisão do prefeito Márcio Corrêa em não cedê-la à Prefeitura de Goiânia, Eerizania Freitas já exerce o cargo de secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos. Ela conheceu a estrutura da pasta, visitou o Centro POP e participou de mutirão na Avenida Mangalô. O decreto de Corrêa, todavia, ainda vigora.
Homenagem
Antônio Gomide apresentou na Alego projeto de lei que concede o Título de Cidadania Goiana ao ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. O deputadodiz que a proposta reconhece a trajetória política e os serviços prestados a Goiás. Alega ainda que ele apoiou agricultores familiares goianos em várias vertentes. Ambos são do PT.
Sem barreiras
O vereador Rimet Jules (PT) entregou carta aberta a Márcio Corrêa na qual reafirma-se como oposição, mas se coloca à disposição para dialogar pela cidade. O parlamentar comemorou a ‘queda da máscara da extrema direita, que diz ter sido usada pelo então candidato do PL e criticou Roberto Naves e elencou prioridades, sobretudo para o meio ambiente.
De opositor a líder?
O nome de Wederson Lopes (UB) ganhou força no fim de semana para a liderança de Márcio Corrêa na Câmara Municipal. O parlamentar é do partido presidido em Anápolis por Eerizania Freitas, adversária do prefeito na eleição. Após a derrota da correligionária no primeiro turno, o engenheiro apoiou o então candidato do PL contra Antônio Gomide.
Lopes foi secretário da gestão Roberto Naves e, inclusive, capitaneou o Anápolis Investe à frente da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos. Para aliados mais antigos de Corrêa, resta a dúvida se o potencial líder do prefeito apoiaria eventuais CEIs contra o governo do qual fez parte.