Esportes ATLETA DO FUTURO

Anapolina lidera ranking de jiu-jitsu e destaca projeto esportivo local

Iniciativa coordenada pelo pai da jovem, Jonatas Muniz, incentiva talentos e leva Anápolis ao topo do esporte

06/01/2025 10h00
Por: Emilly Viana
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

A atleta anapolina Ana Júlia Silva Muniz, de 14 anos, alcançou o primeiro lugar no ranking estadual de jiu-jitsu na categoria Kids Feminino pela Sport Jiu-Jitsu, tornando-se a única representante da cidade a conquistar essa posição em 2024. Com nove medalhas de ouro em nove campeonatos no ano passado, Ana Júlia mantém-se invicta na federação e atribui grande parte de seu sucesso ao projeto Atleta do Futuro, uma iniciativa municipal coordenada por seu pai, o professor Jonatas Romeu Muniz.

"Meu pai começou o projeto por minha causa. Vai fazer quatro anos agora em abril que ele tem a academia, e ele começou por minha causa. Minha mãe e meu pai sempre foram os que mais me ajudaram nessa jornada", contou Ana Júlia em entrevista ao DM Anápolis. O projeto Atleta do Futuro, realizado em parceria com a Prefeitura de Anápolis, tem como objetivo identificar, apoiar e formar jovens talentos no esporte, oferecendo bolsas de incentivo e suporte técnico para ampliar as oportunidades dos atletas locais.

Ana Júlia começou a praticar jiu-jitsu aos 7 anos e compete há quase quatro anos. Com um total de 74 medalhas acumuladas em competições estaduais e nacionais, a jovem anapolina destaca o impacto do esporte em sua vida. "Pra mim, jiu-jitsu é a vida. Se eu não trabalhasse com isso, acho que minha vida seria um pouquinho mais triste. Eu gosto de participar de campeonatos, sou muito competitiva e quero seguir essa carreira profissionalmente", revelou.

A atleta treina regularmente e realiza acompanhamento nutricional para disputar em categorias como meio pesado e pesado. "Não é uma jornada fácil. Desde o começo do ano passado estou fazendo acompanhamento com nutricionista. Nessa federação, no Esporte Jiu-Jitsu, estou invicta", destacou. Ela compete nas categorias de até 65 kg pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ) e entre 63 e 68 kg no Esporte Jiu-Jitsu, dependendo da configuração dos torneios.

Além das conquistas individuais de Ana Júlia, o projeto Atleta do Futuro é uma vitrine para o potencial esportivo de Anápolis. A iniciativa já revelou talentos e segue dando suporte técnico e financeiro para que jovens atletas possam competir em igualdade com representantes de outras cidades e estados. "O Atleta do Futuro é uma ferramenta poderosa para revelar talentos e dar condições para que eles se destaquem no cenário esportivo. É um trabalho que tem destacado Anápolis em competições estaduais e nacionais", citou o coordenador.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.