Anápolis EM ANÁPOLIS

27 mil estudantes da rede estadual voltam às aulas no dia 20

Município tem 42 unidades escolares estaduais e cerca de 1,3 mil professores

06/01/2025 08h00
Por: Redação
Foto: André Saddi
Foto: André Saddi

Mais de 27 mil estudantes da rede estadual de educação em Anápolis voltarão às aulas no próximo dia 20 de janeiro. O calendário escolar para o ano letivo de 2025 foi confirmado pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e vale para todas as mil escolas distribuídas entre os 246 municípios do estado.

O município representa parcela importante dos cerca de 500 mil estudantes de toda a rede. A soma de anos finais do ensino fundamental com ensino médio dá a grande maioria dos matriculados, com aproximadamente 24 mil alunos. No entanto, também há aqueles que integram o programa de Educação de Jovens Adultos (EJA) e Educação Especial.

Anápolis tem cerca de 1,3 mil professores disponíveis para os estudantes da rede, distribuídos em 42 escolas. São duas unidades rurais e outras 40 situadas em perímetro urbano, conforme a Seduc. No ano passado, o governador Ronaldo Caiado (UB) inaugurou na cidade a nova estrutura do Colégio Estadual General Curado, no Setor Industrial Munir Calixto.

O Calendário Escolar de 2025 foi aprovado pelo Conselho Estadual da Educação (CEE/GO). O ano letivo se encerra em 19 de dezembro, contabilizando, ao todo, 201 dias letivos, sendo 106 no primeiro semestre e 95 no segundo semestre.

De acordo com a titular da Seduc, Fátima Gavioli, durante o recesso de final de ano, a grande maioria das escolas passou por reformas e manutenção e recebeu novos conjuntos de carteiras e outros equipamentos, incluindo inovações tecnológicas.

Nos últimos anos, boa parte da rede recebeu investimentos para melhorias em infraestrutura, salas de aula, laboratórios, refeitórios e quadras poliesportivas. Os estudantes que já fazem parte da rede estadual, bem como aqueles que chegam agora, têm garantidos uniformes completos, incluindo meias e tênis, mochila e material escolar, além de alimentação saudável, nutritiva e saborosa.

Há ainda benefícios como a entrega de chromebooks e cartões do programa Bolsa Estudo, de estímulo à permanência na escola, que contemplam o Ensino Médio e o 9º ano do Ensino Fundamental.

O governo também afirma que tem priorizado professores, servidores administrativos, coordenadores e gestores, que foram contemplados com melhorias salariais e outros benefícios, em reconhecimento à sua importância no processo educacional e aos resultados alcançados pela rede estadual nos últimos anos, como o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.