Painel DM COLUNA PAINEL DM

Roberto e Vivian Naves postam em suas redes um alerta de que UPA da Mulher pode ser fechada

02 de janeiro de 2024

02/01/2025 11h30
Por: Redação
Roberto e Vivian Naves postam em suas redes um alerta de que UPA da Mulher pode ser fechada

O ex-prefeito Roberto Naves (Republicanos) e a deputada estadual Vivian Naves (PP) publicaram em suas redes sociais, nesta quarta-feira, 1º, um alerta dando conta que a UPA da Mulher Jamel Cecílio estaria às vias de ser fechada. Disseram ter recebido informação de que neste primeiro dia do ano e de uma nova gestão municipal, estariam “retirando neste momento todos os médicos da recém-inaugurada Upa da Mulher. Somente na última semana, a unidade já realizou mais de 3 mil atendimentos. Segundo ele, esta seria uma clara “manobra política, pelo fato de a unidade ter sido construída com recursos da deputada Vivian Naves”. No texto, afirmam que a alegação é de que “o contrato com a equipe médica se encerrou no dia 31 de dezembro jamais deveria ser motivo para o fechamento de uma unidade”. Roberto e Vivian lembram que esta“foi uma orientação do TCM e da Procuradoria e é responsabilidade da atual secretária de saúde manter a unidade funcionando, pois existem diversos caminhos para isto”. Revelam ser “um absurdo a atual gestão ter como seu primeiro ato o fechamento de uma unidade de saúde em pleno funcionamento”. E, por fim, fizeram um pedido à atual secretária de saúde, “que realmente exerça um papel técnico e não coloque questões políticas acima dos interesses da população anapolina”.

Prefeito confirma interrupção

Ainda na tarde desta quarta-feira, 1º, o prefeito Márcio Corrêa (PL) confirmou a suspensão do atendimento na UPA da Mulher. Segundo ele, a providência foi tomada para que seja realizado novo processo para contratação de profissionais. Corrêa justificou que os contratos dos médicos daquela unidade não teriam passado pela Controladoria do município e carece de Alvará de Funcionamento da Vigilância Sanitária. “Nosso desejo é voltar com o atendimento. É uma prioridade, trata-se de uma porta importante”, disse. E ressaltou que serão feitos processos jurídicos para respaldar o trabalho e, no tempo mais curto possível, retomar o atendimento.

HM Alfredo Abrahão amplia atendimento

A partir de agora o Hospital Municipal Alfredo Abrahão, localizado no Jardim Progresso, além das cirurgias eletivas, para a atender pessoas que tenham sofrido traumas, como traumas como fraturas e torções. Passa a ter ortopedista e cirurgião geral 24 horas por dia.  Ortopedista 24h por dia, fraturas, torções, suturas na cabeça, mãos e braços.Casos que necessitem de cirurgia mais complexa serão encaminhados ao Hospital Estadual de Anápolis (Heana). Na tarde desta quarta-feira, 1º, o prefeito Márcio Corrêa esteve na unidade, acompanhado do vice-prefeito Walter Vosgrau e da secretária de Saúde, Eliane Pereira dos Santos. O hospital passa também a receber pacientes da atenção primária, da classificação azul e verde, mas, após o atendimento e estabilização, o paciente será orientado a retornar à atenção primária. A Unidade de Saúde da Vila Jaiara, mista (urgência e emergência também), também vão receber os pacientes. Outro objetivo é desafogar o atendimento na UPA da Vila Esperança.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.