A posse dos 23 vereadores anapolinos para mandato de 2025-2028, na manhã desta quarta-feira, 1º, no Teatro São Francisco de Assis, no bairro Jundiaí, foi marcada por discursos de conciliação, de colaboração para que a nova administração da cidade consiga implementar seus projetos iniciais de governo e projeção de uma atuação participativa dos parlamentares no ambiente legislativo. Mais de mil pessoas lotaram as dependências do Teatro São Francisco de Assis, no bairro Jundiaí, para acompanhar a posse dos vereadores.
A cerimônia foi presidida pelo vereador José Fernandes (MDB), o mais votado do último pleito com 4.222 votos. Ele foi secretariado pelos próximos cinco vereadores mais votados, Andreia Rezende (Avante), Marcos Carvalho (PT), Ananias Júnior (Agir), Jean Carlos (PL) e Thaís Souza (Republicanos).
Após a abertura da cerimônia, foram executados os hinos Nacional e de Anápolis, os vereadores eleitos entregaram à secretaria da Mesa seus diplomas e declaração de bens. Em seguida, os vereadores fizeram o termo de compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição Federal e a Constituição Estadual. Observar as leis, particularmente a Lei Orgânica do Município de Anápolis. Promover o bem coletivo e exercer com patriotismo, honestidade e espírito público o mandato que me foi conferido”.
Foram empossados os vereadores Adenilton Coelho (Avante), Alex Martins (PP), Ananias Júnior (Agir), Andreia Rezende (Avante), Carlos Antônio (PSD), Cleide Hilário (Republicanos), Divino Antônio (PSD), Domingos Paula (PDT), Elizete Jacinto (PRD), Frederico Godoy (Agir), Frederico Caixeta (PRTB), Jakson Charles (PSB), Jean Carlos (PL), João Cesar Antônio (Cidadania), José Fernandes (MDB), Luzimar Silva (PP), Marcos Carvalho (PT), Reamilton Espíndola (Podemos), Rimet Jules (PT), Seliane Maria (MDB), Suender Silva (PL), Thaís Souza (Republicanos), e Wederson Lopes (UB).
HISTÓRICO
Para além da relevância da posse da 20ª legislatura da Câmara de Anápolis, para o período 2025-2028, a solenidade realizada nesta quarta-feira, 1º, reservou um fato histórico. Com a eleição da vereadora Andreia Rezende (Avante) para presidente, esta é a primeira vez que o Poder Legislativo anapolino será comandado por uma mulher.
Jovem, aos 37 anos Andreia Rezende de Faria Paralovo tem trajetória pessoal, política e profissional que a credencia a assumir quaisquer responsabilidades na vida pública. Advogada, formada em Direito pela UniEvangélica, especialista em Direito Civil, Processo Civil e Previdenciário pela Universidade Cândido Mendes (RJ), tem uma carreira jurídica sólida.
Andreia foi professora universitária, palestrante e militante sobre o direito das mulheres, idosos e consumidor. Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família. Aprovada nos programas de formação política para novos lídres [RenovarBR Cidades e Vamos Juntas] e coordenadora da embaixada Centro-Oeste do ‘Vat ter mulher, sim’.
Andreia vem de uma linhagem familiar política de sucesso. Seu pai, Amilton Batista de Faria, foi vereador e presidiu a Câmara Municipal. O irmão, Amilton Filho, foi vereador em dois mandatos e, agora, cumpre seu segundo mandato de deputado estadual. E teve papel fundamental na campanha que elegeu Márcio Corrêa prefeito.
A nova presidente da Câmara de Anápolis foi eleita para o 1º mandato em 2020, quando obteve 2.841 votos. Agora, em 2024, foi reeleita com 3.571 votos. Conduziu de forma estratégica e inteligente articulação para a disputa da presidência da Câmara, em projeto que contou com as bençãos do prefeito Márcio Corrêa.
VOTAÇÃO
Apenas uma chapa foi inscrita para a eleição da Mesa Diretora, que foi realizada por meio do voto aberto, cargo por cargo: Presidente, Vice-presidente, 1º, 2º, 3º e 4º secretários. Na votação para presidente Andreia Rezende teve apoio unânime, assim como o vice-presidente, vereador José Fernandes (MDB), o 1º secretário Jean Carlos (PL) e o 2º secretário Marcos Carvalho (PT).
O 3º secretário, Ananias Júnior, foi eleito com 21 votos. Foram contrários Domingos Paula (PDT) e Luzimar Silva (PP). O 4º secretário, Reamilton Espíndola, obteve 19 votos favoráveis e os votos contrários de Domingos Paula, Cabo Fred Caixeta (PRTB), Alex Martins (PP) e Luzimar Silva.
RESPONSABILIDADE
Ao assumir a presidência, Andréia Rezende disse estar ciente da responsabilidade que assume. Segundo ela, mais que um marco pessoal, considera sua eleição como um avanço e quebra de barreiras para todas as mulheres. “Me comprometo, como presidente da Câmara, a fortalecer e potencializar o trabalho dos vereadores, pois assim fortalecemos toda a cidade e o Poder Legislativo”, disse.
Andreia Rezende disse que os servidores da Casa podem esperar uma presidente atenta às demandas. “Quero conversar com cada um deles, saber o que pensam da Câmara, o que a gente pode melhorar e avançar. Os presidentes que me antecederam fizeram mudanças significativas para todos os servidores, mas a gente precisa e merece avançar muito mais”, disse.
Por fim, Andreia disse que faz compromisso de ser uma presidente republicana, “todos terão espaço de fala e respeito para defenderem suas ideias, e ser firme quando precisar, vamos usar o Regimento para garantir a ordem dentro da Casa, o parlamento é lugar de discussão, de mostrar ideias divergentes para que a democracia possa ser fortalecida”.