Anápolis NOVA GESTÃO

Prefeito, vice e 23 vereadores tomam posse nesta quarta, 1º

Parlamentares também elegem a nova Mesa Diretora e, após a posse do executivo e legislativo, prefeito empossa secretários

01/01/2025 09h30
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um novo perfil administrativo, nas gestões da Prefeitura e da Câmara Municipal, começa a ser implantado a partir desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025. Os atos previstos na Lei Orgânica Municipal (LOMA) e no Regimento Interno do Poder Legislativo, que dá posse ao Prefeito, Vice-Prefeito e aos 23 vereadores eleitos em outubro último, para mandato de quatro anos, de 2025 a 2028 tiveram início às 9h.

O vereador mais votado do último pleito, José Fernandes (MDB) preside a cerimônia de posse dos vereadores e de instalação da 20ª Legislatura da Câmara Municipal de Anápolis. Neste momento, a mesa diretiva dos trabalhos terá ainda a presença dos próximos cinco mais votados, que vão secretariar os trabalhos: Andreia Rezende (Avante), Marcos Carvalho (PT), Elizete Jacinto (PRD), Jean Carlos (PL) e Thaís Souza (Republicanos).

Após a abertura e a execução dos hinos Nacional e de Anápolis, os vereadores eleitos entregam à secretaria da Mesa seus diplomas e declaração de bens. Em seguida, todos os vereadores ficam em pé e, com a mão estendida, fazem o termo de compromisso: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição Federal e a Constituição Estadual. Observar as leis, particularmente a Lei Orgânica do Município de Anápolis. Promover o bem coletivo e exercer com patriotismo, honestidade e espírito público o mandato que me foi conferido”.

Após a assinatura do termo de posse, o presidente da cerimônia declara instalada a 20ª Legislatura e empossados os 23 vereadores para o mandato de 2025-2028: Adenilton Coelho (Avante), Alex Martins (PP), Ananias Júnior (Agir), Andreia Rezende (Avante), Carlos Antônio (PSD), Cleide Hilário (Republicanos), Divino Antônio (PSD), Domingos Paula (PDT), Elizete Jacinto (PRD), Frederico Godoy (Agir), Frederico Caixeta (PRTB), Jakson Charles (PSB), Jean Carlos (PL), João Cesar Antônio (Cidadania), José Fernandes (MDB), Luzimar Silva (PP), Marcos Carvalho (PT), Reamilton Espíndola (Podemos), Rimet Jules (PT), Seliane Maria (MDB), Suender Silva (PL), Thaís Souza (Republicanos), e Wederson Lopes (UB).

MESA

Em seguida, a sessão é suspensa por alguns minutos, para o registro de chapas de concorrentes aos cargos da Mesa Diretora. Apenas uma chapa deve ser protocolada, tendo como candidata a presidente Andreia Rezende e a vice, José Fernandes. Extraoficialmente, a informação é que as quatro secretarias devem ser ocupadas por Jean Carlos, Marcos Carvalho, Ananias Júnior e Reamilton Espíndola.

A eleição da Mesa Diretora é feita por voto aberto e para cada cargo individualmente: Presidente, Vice-presidente, 1º, 2º, 3º e 4º secretários. Assim que os membros forem eleitos, um a um vão assumindo seu lugar à Mesa. E, assim que a nova Mesa estiver devidamente formada, inicia-se a cerimônia de posse do prefeito Márcio Corrêa (PL) e do vice-prefeito, Walter Vosgrau (MDB).

Márcio e Walter também devem entregar seu diploma e a declaração de bens. Na sequência fazem o compromisso de posse (o mesmo feito pelos vereadores). Em seguida são declarados empossados. As autoridades usam a palavra. É aguardada a presença do vice-governador Daniel Vilela (MDB); o deputado estadual Amilton Filho (MDB); entre outros deputados estaduais, federais e senadores.

Terminada a cerimônia de posse, sob responsabilidade do Poder Legislativo, após alguns minutos, o prefeito Márcio Corrêa assina o Decreto de posse de seus secretários. Até a tarde desta segunda-feira, 30, já havia anunciado Eliane Pereira (Saúde), Iransé Oliveira (Esporte), Janaína Macedo (Issa), Karim Abrahão (Indústria e Comércio), Rafael Pires (Cultura), Rafaela Barbosa (Procuradoria-Geral), Rone Evaldo (Obras), Adriana Rocha (Educação), Luís Gustavo (Comunicação) e Alex Schweigert (Economia).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.