O vereador Cabo Fred Caixeta (PRTB) disse nesta segunda-feira, 30, que o prefeito eleito Márcio Corrêa (PL) teria acenado de forma positiva em relação ao tema de um projeto que aprovou na Câmara, mas que ainda não foi sancionado. Segundo ele, se trata da autorização para que o município firma parceria com o Governo do Estado, por meio da Administração Penitenciária, para que detentos do regime semiaberto façam serviços comunitários, como zeladoria, produção de vassouras, rodos, brinquedos para hospitais e CMEIs, como forma de reduzir sua pena. Caixeta lembrou que, em Goiânia, a reforma do Estádio Serra Dourada foi feita com uso desse tipo de programa. Para cada três dias de trabalho, o detento reduz sua pena em um dia. “Vários municípios já fazem isso”, disse. O vereador se mostra otimista com a possibilidade de sanção de seu projeto, “o próximo prefeito já direcionou a favor disso, esperamos que sancione nosso projeto que, repito, já está aprovado”.
Produção da Câmara e da Alego
A Câmara Municipal de Anápolis fecha o período legislativo de 2024, sob a presidência do vereador Domingos Paula (PDT), com a apreciação e votação de 4.394 matérias em plenário. Deste montante, foram apresentados 1 emenda à Lei Orgânica, 26 leis complementares, 16 vetos, 98 projetos de lei ordinária, 7 projetos de resolução, 67 projetos de decreto legislativo, 3.662 requerimentos, 426 indicações e 91 moções. Foram sancionadas 80 leis ordinárias, 16 leis complementares, e 8 leis promulgadas. A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) concluiu as sessões deliberativas de 2024, com um total de 2.699 processos votados até o dia 19 de dezembro. O relatório atualizado de produção legislativa do exercício foi divulgado pelo presidente, deputado Bruno Peixoto (UB).
André Rocha substitui Sandro Mabel na presidência da FIEG
Há alguns dias, em Anápolis, o empresário Sandro Mabel (UB), prefeito eleito de Goiânia, disse que cumpria os últimos compromissos como presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). Nesta segunda-feira, 30, ele renunciou ao cargo e passou o bastão para André Rocha, que ocupava a função de seu 1º vice-presidente na entidade. Sandro Mabel esteve à frente da Fieg por quase seis anos. André Rocha possui formação em engenharia civil e uma extensa experiência no setor industrial. Ele atua há 17 anos como presidente-executivo do Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg) e do Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçúcar). Desde 2011, também ocupa a diretoria-geral do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE-Centro-Oeste) e é vice-presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás. Além disso, presidiu a Companhia Energética de Goiás (Celg) e a Celg G&T (Geração e Transmissão) entre novembro de 2004 a maio de 2007 e dezembro de 2005 a maio de 2007, respectivamente.