Vice-presidente do Conselho Fiscal da Goiás Telecom, gerente de Controladoria, Planejamento e Orçamento da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego) e membro do Comitê de Auditoria Estatutária da Saneago. É este o perfil de Alex Schweigert, confirmado no sábado, 28, pelo prefeito eleito Márcio Corrêa (PL), como seu secretário municipal de Economia e Planejamento. Alex integrou a equipe de transição indicada por Corrêa para obter informações junto à atual administração. Schweigert é formado em Administração, Direito e Ciências Contábeis, ingressou no Mestrado da universidade da Flórida Must University e é especialista em Gestão Tributária. É autor do e-book "Desvendando o labirinto tributário - guia prático". Alex é o 10º nome anunciado pelo próximo governo para formar o secretariado.
Roberto Naves cotado para assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento de Goiás (Codego)
Nos bastidores a informação é que, nas próximas semanas, o prefeito Roberto Naves (Republicanos) pode assumir a presidência da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Codego), a convite do governador Ronaldo Caiado (União Brasil). Naves é o mais cotado para o posto. Em relação à vocação de Anápolis nos setores da indústria, comércio e serviços, seria relevante para a cidade contar com o atual prefeito nesta pasta no Governo do Estado. A Cadego é gestora de 22 distritos agroindustriais em Goiás, entre eles o Daia. O prefeito de Anápolis estruturou o projeto de um distrito industrial municipal em Anápolis, além da implantação do Centro de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia (CEItec) e do sistema de tecnologia 5G no município. Na gestão da Cadego, teria oportunidade de firmar parcerias com Anápolis para a consolidação do distrito municipal, além de comandar o processo de expansão do Daia, por meio do programa DaiaPlam.
Conquista x Ocupação
Alguns analistas políticos repercutem nas redes sociais e em programas jornalísticos de emissoras de rádio, quando analisam o desenho que começa a ganhar a futura gestão do prefeito Márcio Corrêa (PL), citam a frase que é atribuída ao ex-presidente da República, João Batista Figueiredo: "o batalhão de invasão não é o batalhão de ocupação". Tradução: muitos que participaram da campanha eleitoral, pelo menos até agora, estão longe do espaço que imaginavam ocupar na construção do novo governo.
Primeiros decretos
Nesta segunda-feira, 30, o prefeito eleito Márcio Corrêa (PL) vai se reunir com próximos secretários municipais, para tratar das primeiras providências a serem adotadas já a partir da posse, no dia 1º de janeiro. Segundo ele, está em tratativas com sua Procuradoria-Geral, para definir sobre os primeiros decretos e portarias a serem publicados nas horas iniciais de governo. Entre elas, naturalmente, a posse dos secretários. Há também expectativa sobre exonerações de servidores comissionais e, em seguida, as reposições de acordo com a nova realidade administrativa. Medidas também devem ser adotadas em áreas como saúde e educação.