O Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), entregaram em 2024 cartões do programa Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social para 25 mil famílias. Desde o início do Programa, em 2021, já foram beneficiadas 72 mil famílias em 109 municípios. “O Goiás Social está na vida das pessoas no momento em que elas mais precisam e com o Aluguel Social não é diferente. Este programa garante direito à moradia digna pois sabemos que o aluguel consome grande parte da renda das famílias em situação de vulnerabilidade”, declara primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado. Segundo o presidente da Agehab, Alexandre Baldy, foram concedidos benefícios para 472 mulheres de 66 municípios. Baldy lembra de outro importante grupo incluído em 2024, de responsáveis por crianças em situação de violência, com beneficiados em 6 municípios.
Vitória
Há quem comente que a aprovação, mesmo que parcial, do projeto do Executivo que autorizou suplementação orçamentária de R$ 153 milhões, votado na Câmara na semana passada, foi vitória do prefeito Roberto Naves. Ele, inclusive, já sancionou a lei, que já tem seus efeitos.
3º Setor
Dentro dos 19% de despesas suplementares que ficaram fora da aprovação do projeto aprovado na Câmara e que despertou preocupação nos últimos dias, estão os recursos que seriam repassados às entidades do Terceiro Setor. Neste contexto estão instituições assistenciais.
PL e PSD
O prefeito eleito Márcio Corrêa (PL) deve divulgar a lista de seu secretariado na quinta-feira, 19. Nenhum nome está confirmado, mas muitos são especulados. Comenta-se que o PL deve indicar o vereador Hélio Araújo para uma pasta. O PSD teria preferência pela CMTT e o nome é o do empresário Karim Abrahão.
Mesa Diretora
Ainda extraoficial, a composição da próxima Mesa Diretora da Câmara Municipal (biênio 2025-2026) já estaria praticamente concluída. Além de Andreia Rezende (Avante), presidente, teria ainda José Fernandes (MDB) vice-presidente; e, respectivamente, para 1º, 2º, 3º e 4º secretários: Jean Carlos (PL), Rimet Jules (PT), Capitã Elizete (PRD) e Reamilton Espíndola (Podemos).
Roubos de fiação
Os constantes roubos de fiação em praças da cidade foram tratados pelo vereador Jakson Charles (PSB) na tribuna da Câmara, na semana passada. Segundo ele, cobrou da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos providências sobre o assunto. Ele apresentou 12 boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil, relacionados a esses tipos de crimes. Disse que, no Setor Sul, uma praça teve fiação furtada duas vezes em dois meses. E defendeu a criação de uma Patrulha Patrimonial em Anápolis.
Dia Estadual do Católico
O Dia Estadual do Católico Apostólico Romano já é lei. Foi sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e, agora, faz parte do Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás. O projeto, aprovado pela Alego, é de autoria do presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB).A norma prevê a celebração anualmente em 29 de junho. Segundo ele, a comemoração da data se justifica “em razão da importância da Igreja Católica, que, em mais de cinco séculos na história do Brasil, é uma incontestável força que agrega e contribui para nortear rumos em diferentes campos: na justiça, no cuidado social, na comunicação, na arte e na cultura".