Docentes e discentes da Universidade Estadual de Goiás (UEG), que tem sede em Anápolis, no período de 25 de novembro a 4 de dezembro, participaram de missão científica internacional em Cuba. O objetivo é buscar aprendizado e trocar experiências entre pesquisadores brasileiros e cubanos. As atividades foram concentradas na Universidade Central "Marta Abreu" de Las Villas, em Santa Clara, província de Villa Clara, em Cuba.
A organização geral da missão foi da Rede Internacional de Estudos Críticos de Turismo, Território e Autoterminação (Reescrita), com o apoio dos pesquisadores da UEG; Universidade de Brasília (UnB); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); e da Universidade Federal do Pampas (Unipampa), além dos docentes e técnicos da Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas.
A missão total foi composta por dois momentos: o primeiro foi a participação no V Seminário Internacional Cuba-Brasil (V Cubra), entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro; e o segundo, a participação no 45º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, de 5 a 12 de dezembro.
Da UEG, participaram os professores Valdir Specian, da Unidade Universitária de Iporá; e Ricardo Junior de Assis Fernandes Gonçalves, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo|UEG), da UnU Cora Coralina, na cidade de Goiás. Participaram também a discente Elissa da Costa Matos e o estagiário de pós-doutorado Eduardo Ferraz Franco, ambos do PPGeo.
O prof. Valdir Specian classificou a viagem como muito proveitosa. "Deixamos junto à gestão da Universidade Central “Marta Abreu” de Las Villas um memorando de intenção para a assinatura de um futuro convênio com a UEG. Foi ainda estabelecida, em reunião no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (PNUD|ONU), a intenção de realizar uma missão científica dos cubanos no Brasil para o próximo ano", contou.
SAÚDE MENTAL
Outra atividade relevante da Universidade Estadual de Goiás (UEG), por meio da Unidade Universitária de Inhumas, é o desenvolvimento de ações educativas e informativas com o intuito de ampliar a conscientização sobre os transtornos mentais e promover a saúde mental na comunidade de Inhumas, Goiás, através do projeto de extensão "Cuidados Relacionados à Saúde Mental".
Coordenado pelo professor Luciano da Ressurreição Santos, o projeto envolve discentes do curso de Psicologia da UEG, com o apoio do Colégio Militar do Estado de Goiás e do Centro de Atenção Psicossocial Goiabeira (Caps), ambos localizados no município. A principal iniciativa do projeto é a criação e manutenção de uma página no Instagram (@psi_insights), que oferece conteúdo sobre transtornos de ansiedade, transtornos do humor, fobias e outros temas relacionados à saúde mental.
As publicações, elaboradas pelos alunos do curso de Psicologia, visam esclarecer os sintomas, cuidados e tratamentos desses transtornos de forma acessível ao público geral, especialmente aos estudantes do ensino médio e à população de Inhumas.
A equipe de discentes foi capacitada sobre transtornos de ansiedade e manejo psicoterápico em situações de crise. Assim, produziram material educativo e publicaram diversos carretéis no Instagram, abordando transtornos como a ansiedade generalizada, o transtorno de pânico, a agorafobia, entre outros. O projeto também fez uso de QR-codes, que foram distribuídos nas escolas públicas e no Caps, promovendo maior interação e adesão ao conteúdo compartilhado.
Além disso, os discentes realizaram visitas ao Colégio Militar e interagiram com os usuários do Caps Goiabeira, fortalecendo a relação entre a universidade e a comunidade local.A iniciativa, segundo os organizadores, fortalece a saúde mental na comunidade alcançada pela rede social, além de representar uma importante oportunidade de aprendizado e crescimento para os discentes da UEG.