A cultura popular goiana é marcada pela fusão das tradições do campo e da devoção religiosa, refletindo-se em celebrações emblemáticas como as Cavalhadas, a Procissão do Fogaréu e a Romaria do Divino Pai Eterno. Esses eventos, junto a outros aspectos culturais, como as festas juninas e a colheita, exaltam a fé, o trabalho, o lazer e as tradições que permeiam o cotidiano goiano.
Com o objetivo de integrar esses saberes ao processo de ensino e aprendizagem, a Secretaria de Integração e a Diretoria de Cultura, por meio da Escola de Artes de Anápolis Oswaldo Verano, encerram o ano letivo com a exposição Mostra Coletiva "Coisas du Goiás". Durante o evento, será realizada a formatura dos alunos concluintes do curso básico de artes visuais e plásticas da escola, que apresentarão ao público suas criações artísticas.
A abertura da exposição acontecerá no dia 13 de dezembro, às 19h, na Escola de Artes Oswaldo Verano, localizada na Avenida Goiás, esquina com Rua 14 de Julho – Centro. A visitação estará aberta ao público de 16 a 20 de dezembro, em horário comercial.
Sob orientação pedagógica, a mostra reúne doze grupos de trabalhos criados com diferentes linguagens artísticas, como desenho, pintura, escultura e gravura. As obras refletem escolhas temáticas, emocionais e ideológicas dos alunos, além de evidenciar suas habilidades técnicas e criativas.
Mais do que uma exigência acadêmica para a conclusão do curso, a Mostra Coletiva "Coisas du Goiás" oferece uma experiência enriquecedora ao público, permitindo um mergulho nas cores, formas e memórias que compõem o universo criativo dos artistas formandos.
A coordenadora geral da Escola de Artes, Rileme Soares, reforça o convite à comunidade anapolina, destacando a importância de valorizar o talento e a dedicação dos alunos. “É uma oportunidade de celebrar a arte e a cultura goiana, além de reconhecer o esforço e a superação desses jovens artistas”, enfatiza.