A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) deu início à campanha Dezembro Vermelho, que marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil.
Ao longo do mês, serão realizadas diversas ações para reforçar a importância do combate e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
O Brasil enfrenta uma epidemia de HIV e Aids desde a década de 80, com um total de 1.124.063 casos de infecção por HIV entre 1980 e junho de 2023.
Em Goiás, segundo o Boletim Epidemiológico da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (Subvs) da SES-GO, foram notificados 7.896 casos de infecção pelo HIV em pessoas com idade acima de 13 anos, entre janeiro de 2020 e agosto de 2024. O maior percentual de casos foi observado em pessoas de 20 a 29 anos, do sexo masculino. Nesse mesmo período foram registrados 1.344 óbitos por Aids no estado.
De acordo com a assessora técnica da Subvs/SES, Cristina Laval é muito importante que estados e municípios implementem ações de prevenção e controle, que envolvem a testagem para o diagnóstico precoce e o tratamento adequado.
“O HIV é uma infecção crônica que não tem cura, mas que tem tratamento e a pessoa em tratamento, se torna indetectável, não sendo transmissível. Então, é muito importante que tudo que seja possível, dentro da política pública de combate a Aids, seja implementado por estados e municípios”, pontuou a assessora técnica da Subvs/SES, Cristina Laval.
Ao longo do mês, a SES-GO e as unidades de referência para o tratamento da doença, realizam uma série de ações para levar conscientização à população sobre a importância da prevenção, diagnóstico, tratamento e da proteção dos direitos das pessoas vivendo com HIV.