Anápolis CULTURA

Lucas Lanne estreia documentário no Cine Sibasolly

Nesta semana o documentarista inicia circulação de divulgação do curta metragem em instituições de ensino

02/12/2024 15h30
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O cantor, intérprete e musicista Lucas Lanne estreia na próxima semana nas telonas como diretor de Seriema. Após integrar a produção de diversas webséries musicais, videoclipes e transmissões de festivais de arte integrada, agora é a vez de assumir a posição de diretor e roteirista em uma produção autoral que revela a criação de uma marionete única para a companhia circense Boca do Lixo. O processo de produção do documentário começou em 2018 quando a marionetista argentino-brasileira Rocío Walls Paredes estava em turnê por Goiás. 

Conhecido por sua atuação na música, com projetos autorais e coletivos como as bandas Lady Lanne, Uk Sessions e, mais recentemente, Lucas Lanne e a Locomotiva, os interesses do historiador e músico tem se consolidado em diferentes linguagens artísticas. Lucas, que já havia assumido a direção do documentário do 9º Encontro de Palhaços e Circo na cidade de Anápolis, foi se encantando pelo universo da produção cênica e dos desafios dela, passando a produzir registros particulares sobre o processo. 

Agora, seis anos depois do início das captações junto à Cia Boca do Lixo, o curta-metragem ganha forma graças a recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, via Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Integração. Lanne conta que “a oportunidade de concluir esta que era uma produção antiga é parte de um fechamento de ciclo que valoriza minha jornada como artista audiovisual. Um campo da minha vida que talvez pouca gente conheça”.

Para a estreia de Seriema, Lucas passará por quatro escolas da rede pública de ensino propondo diálogos sobre a obra e no dia 4 de dezembro, a grande première de lançamento chega ao Cine Sibasolly, a primeira sala pública de cinema da cidade. 

PROGRAMAÇÃO DE APRESENTAÇÕES

Première de Lançamento de Seriema 
Data: 04/12 (quarta-feira)
Horário: 20h 
Local: Cine Sibasolly

Exibição do curta-metragem e bate-papo na Escola Municipal Wady Cecílio
Data: 11/12 (quarta-feira)
Horário: 8h

Exibição do curta-metragem e bate-papo na Escola Municipal Luiz Carlos Bizinoto
Data: 12/12 (quinta-feira)
Horário: 8h.

02/12 à 15/12 - Exibição no site oficial seriemaocurta.com

SINOPSE: Seriema é um documentário que revela a criação de uma marionete única para a companhia circense Boca do Lixo. A marionetista Rocío Walls Paredes, enfrenta o desafio de dar vida à Seriema, ave símbolo do Cerrado goiano, conhecida por sua força, velocidade e canto inconfundível. Inspirada pela resistência e pela beleza dessa espécie, Rocio transforma seu talento e sensibilidade em uma obra cênica de profunda conexão artística.
O curta-metragem acompanha de perto o processo criativo de Rocío, que transforma materiais e emoções em uma marionete carregada de significado. Entre ateliês e o picadeiro, a obra captura a sinergia entre criador e criatura, enquanto a Seriema, com sua presença imponente, resgata a sabedoria do sertão e a essência do circo. Intimista e poético, Seriema nos convida a apreciar a arte e a natureza em perfeita harmonia, numa celebração da cultura circense e da riqueza do Cerrado.

FICHA TÉCNICA:

Direção: 
Lucas Lanne

Marionetista: 
Rocío Walls

Cia Boca do Lixo: 
Amanda Ricoldi - Palhaça Siriema
Zeck - Palhaço Mutamba
Benjamin - Palhaço Marelo

Produção Executiva:
Geraldo Fleury

Identidade Visual: 
Flora Camargo

Edição e montagem: 
Lucas Lanne

Animação: 
Michel Zalloti

Pós-Produção: 
Leandro Lage

Produtora audiovisual: 
eLive

Estúdio de som: 
RockLab

Trilha Sonora: 
Oyá - Ave Eva
Trem - Lucas Lanne e a Locomotiva
Seriema - Cia Boca do Lixo

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.