Painel DM COLUNA PAINEL DM

Programa do Goiás Social é reconhecido com o Prêmio Liderança Pública do CLP

02 de dezembro de 2024

02/12/2024 12h30
Por: Redação
Foto: Secom
Foto: Secom

O Goiás Social, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), conquistou o Prêmio Liderança Pública do Centro de Liderança Pública (CLP) na categoria Iniciativa de Impacto. O prêmio nacional busca reconhecer iniciativas e boas práticas de líderes públicos da rede do CLP, aumentando a visibilidade de bons exemplos na gestão pública. Goiás venceu com o programa Cidadão Tech 60+, iniciativa de inclusão digital de idosos em situação de vulnerabilidade social.O programa faz parte da estratégia de transformação digital do Governo de Goiás e tem o objetivo de promover a cidadania digital no estado, oportunizando o letramento digital e o uso seguro de tecnologias digitais para a população com mais de 60 anos de idade. Atualmente, há turmas em Goiânia, Senador Canedo, Catalão, Mineiros e Santo Antônio do Descoberto, promovidas pela Secti, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O Cidadão Tech 60+ competiu com iniciativas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo e ficou com o prêmio. Para a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, o programa inovador é mais uma prova do sucesso da política de combate à pobreza no Estado. "Iniciativas como essa mostram que nosso trabalho na área social é muito amplo. O Cidadão Tech 60+ é um exemplo de como podemos unir tecnologia, educação e inclusão social para transformar vidas”, disse. 

Dezembro Vermelho

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), lançou neste domingo, 1º, a campanha Dezembro Vermelho, que marca o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Ao longo do mês, serão realizadas diversas ações para reforçar a importância do combate e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). 

Mesa Diretora 1

Uma reunião no gabinete do vice-presidente da Câmara, Jakson Charles (PSB), com tema ‘eleição da mesa’, teve presença de Domingos Paula (PDT), Cleide Hilário e Thaís Souza (Republicanos), Frederico Caixeta (PRTB), Frederico Godoy (Agir) e Alex Martins (PP). 

Mesa Diretora 2

Esse grupo apoia a reeleição de Domingos Paula. E, além dos presentes à reunião, confirma contar com Luzimar Silva (PP) e Capitã Elizete (PRD). Buscam ainda o apoio de Wederson Lopes (União Brasil), Reamilton Espíndola (Podemos) e João da Luz (Cidadania). 

Mesa Diretora 3

Há uma guerra de informações sobre o número que os grupos que buscam a eleição para a Mesa da Câmara já teriam de vereadores apoiadores. O grupo ligado ao prefeito eleito Márcio Corrêa (PL), fez circular informação de que já contaria com 15 apoiadores. O grupo independente fala em 12 apoiadores. Por enquanto, a conta não fecha. 

Mesa Diretora 4

Os vereadores Domingos Paula (PDT) e Andreia Rezende (Avante), postulantes à presidência do Poder Legislativo, nutrem relação de respeito e cordialidade. Têm se reunido seguidamente, para tratar da eleição da Mesa. Domingos, em mais de uma oportunidade, revelou que seu desejo é que haja consenso no processo. 

Mesa Diretora 5

Circularam informações nos bastidores políticos de que os vereadores do PT, Marcos Carvalho e Rimet Jules, teriam fechado apoio ao grupo à candidatura que forma a base do prefeito Márcio Corrêa, do PL, no legislativo. No mesmo bastidor, há informação de que o deputado Antônio Gomide teria dito que isso não procede.

Alternativo

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Anápolis, Adair Rodrigues dos Santos, o 'Arrojado', comentou nesta domingo, 1º, durante assembleia dos motoristas do transporte coletivo urbano, audiência pública realizada na Câmara para debater possível regulamentação do transporte alternativo na cidade. “Não é um bom momento para se criar outro problema, já que não se organizou nem o transporte público em Anápolis. Até o momento, ao nosso conhecimento, o transporte alternativo não foi solução em nenhuma outra cidade”, afirmou Rodrigues. 

Prefeito eleito discute com vereadores de sua base o ato de posse em 1º de janeiro

Uma postagem em sua página oficial do Instagram, na quinta-feira, 28, revela que o prefeito eleito Márcio Corrêa (PL), em relação à Câmara Municipal, faz tratativas para além das articulações da eleição da Mesa Diretora. Num encontro com os vereadores Suender Silva (PL), Jean Carlos (PL) e Andreia Rezende/Avante (candidata à presidência), Corrêa tratou sobre a solenidade de posse de vereadores, prefeito e vice, em 1º de janeiro. Este é ato de competência do Poder Legislativo, com rito pré-estabelecido, protocolar, sem margem para inclusões ou supressões cerimoniais. Após a posse, na Câmara, é tradição ocorrer a ‘transmissão de cargo’, na prefeitura. Este um ato festivo, de organização total da gestão municipal. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.