A expectativa de vida ao nascer em Goiás foi estimada em 76,6 anos em 2023, conforme dados divulgados na última sexta-feira, 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado ocupa a 11ª posição no ranking nacional e apresenta uma média superior a nacional, de 76,6 anos.
Os números também revelam disparidades entre os gêneros. Enquanto a expectativa de vida para os homens em Goiás é de 73,5 anos, para as mulheres é de 79,8 anos, uma diferença de 6,3 anos.
No Brasil, a expectativa de vida ao nascer aumentou 0,9 ano em relação a 2022, quando era de 75,5 anos. A elevação, segundo o Instituto, reflete avanços em áreas como saúde pública, condições de vida e acesso a tratamentos médicos, fatores que impactam diretamente nos níveis de mortalidade.
A pesquisa do IBGE utiliza como referência o dia 1º de julho e fornece estimativas de esperança de vida até os 80 anos. De acordo com os pesquisadores, os dados são cruciais para o entendimento dos padrões demográficos e para a formulação de políticas públicas voltadas ao envelhecimento populacional e à saúde.
Além disso, a expectativa de vida ao nascer é um dos indicadores mais importantes para avaliar o desenvolvimento social e econômico de uma região. As informações também têm impacto direto no cálculo do fator previdenciário, utilizado para determinar os valores das aposentadorias pelo Regime Geral de Previdência Social.