Nesta sexta-feira, 29, o espetáculo “Coisas de Criança” é destaque na programação da 27ª Mostra de Teatro de Anápolis. Um musical circense, com passagens aéreas em tecido e outros aparelhos, desembarca no Teatro Municipal e irá narrar a história de uma criança que descobre que vai ganhar um irmão. Passagem vivida por muitas famílias e que com uma bela trilha, será contada aos anapolinos.
Criado por Débora di Sá a partir de falas e histórias vivenciadas pelos seus filhos Heitor e Ivan, o espetáculo fala da angústia e da expectativa de ganhar um irmão, das dificuldades da criança em aceitar alguém para dividir as atenções e brinquedos que antes eram só dela. A peça traz temas como amizade, amor, respeito ao próximo e aos animais, além das perdas naturais da jornada da vida de forma criativa e natural.
Pelas manhãs e tarde, a Cia Volta Seca a Cia Boca de Lixo seguem com apresentações no Teatro do Instituto Federal de Goiás, no Campus Anápolis. Em uma sessão intimista, à meia noite, no Auditório do Centro Administrativo Adhemar Santillo, “Gisberta” é a grande atração da 27ª Mostra de Teatro de Anápolis.
O grupo paraibano Cara Dupla Coletivo de Teatro traz para o centro-oeste brasileiro uma obra que homenageia a brasileira Gisberta Salce, mulher trans e imigrante brasileira, que fugiu do Brasil nos anos 80, após uma sequência de casos de homicídios contra pessoas trans em São Paulo. Gisberta foi cruelmente assassinada na cidade de Porto, capital portuguesa, aos 45 anos de idade, tornando-se um grande ícone da luta LGBTQIAP+ em Portugal.
“Gisberta” é um monólogo que cruza as vivências de Salce com as da própria atriz, Letícia Rodrigues, também mulher trans, em cenas emocionantes que retratam não só as angústias e violências enfrentadas pelas pessoas trans e travestis, mas também as alegrias da vida, como os shows transformistas que Gisberta fazia.
A peça tem classificação indicativa para maiores de 18 anos. Todos os espetáculos são gratuitos, bastando comparecer na data e horário agendado. A 27ª Mostra de Teatro de Anápolis é uma realização da Prefeitura Municipal de Anápolis, em parceria com a Produtora Art Vídeo e produção da Território Cultural.
PROGRAMAÇÃO DE SEXTA, 29
20h - Coisas de Criança - Debora di Sá (GO)
Local: Teatro Municipal
00h - GISBERTA: Basta um nome para lembrarmos de um ódio - Cara Dupla Coletivo de Teatro - João Pessoa (PB)
Local: Auditório do Centro Administrativo Adhemar Santillo
PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO, 30
Noite de premiação e encerramento
30 de novembro
9h às 13h - Oficina “O teatro dentro do teatro” com Danilo Alencar
Local: Escola de Teatro de Anápolis
20h – Sobre Figos e Folhas – Matula Cênica – Anápolis (GO)
Local: Teatro Municipal