O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 25 de novembro, antecede períodos de estoques baixos, com a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados. Celebrar a data ajuda a ampliar o número de voluntários, que neste ano somou 57,2 mil pessoas, de janeiro a outubro deste ano – em todo o ano de 2023, foram 64,5 mil doadores.
São esses voluntários que também permitem à Rede Hemo contabilizar números como os mais de 113 mil hemocomponentes distribuídos e coleta de mais de 4,5 medulas ósseas, também até outubro deste ano, e o envio de 17,4 mil bolsas de plasma para a Hemobras, de 31 de maio de 2023 a 12 de novembro deste ano.
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Instituto Idtech, promoveram neste fim de semana dois eventos para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue. O objetivo é incentivar a doação de sangue e, também, homenagear voluntários que despendem seu tempo e boa vontade para ajudar a salvar vidas.
Na sexta-feira, 22, a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) fez a entrega de troféus a instituições, hospitais e empresas que mais mobilizam doadores nas campanhas da rede em 2024. No sábado, 23, a Rede Hemo e o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realizaram a 11ª edição do projeto Doe Sangue ao Som de Rock, com as bandas Sweet Sour e The Oldies Punk Rock.
Além de outros serviços oferecidos, como as 17,3 mil consultas médicas realizadas, esses números destacam a importância do Hemocentro Coordenador, em Goiânia, e das outras oito unidades no interior do Estado, que receberam mais de R$ 17 milhões de investimentos do Governo de Goiás, entre 2020 e 2024.
Os recursos resultaram na reestruturação física das unidades, renovação do parque tecnológico, com a implementação de metodologias modernas e gestão da qualidade acreditada, aumentando a produção e, consequentemente, proporcionando atendimento com qualidade à população goiana.
Dessa forma, o Governo de Goiás informa que aproveita a data para agradecer pelo gesto voluntário de milhares de pessoas, reconhecendo parceiros que ajudam na mobilização de pessoas que doam esperança. “A homenagem aos parceiros é um reconhecimento a todos que se mobilizam em prol de salvar outras vidas. É um momento de prestigiar as pessoas que dão sentido ao trabalho que fazemos diariamente. Sem os voluntários, não temos condições de atender as 223 unidades de saúde que atendemos em todo o Estado”, avalia o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos.
ROCK
A 11ª edição do Doe Sangue ao Som do Rock, no HGG, que celebrou do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, teve o apoio de doadores de sangue, grupos de moto clubes de Goiás, comunidade de amigos e familiares. Neste ano, o show de solidariedade foi marcado pela apresentação das bandas Sweet Sour e The Oldies Punk Rock, com o melhor do Rock and Roll.
Nos últimos 11 anos, o Doe Sangue ao Som do Rock tem se tornado uma comunidade única, com o propósito de salvar vidas. A cada evento um novo recorde de doações é alcançado e o público segue cada vez mais engajado pela causa nobre e altruísta. A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, diz que o evento já é uma tradição entre as instituições. E ressalta que a campanha em prol das doações de sangue é fundamental para a manutenção do banco de sangue no período de férias e festas de fim de ano. (Com informações da SESGO)