Geral MÊS DO DOADOR

Rede Hemo homenageia doadores voluntários pela atitude solidária

Governo de Goiás informa que, além do reconhecimento da Rede Hemo, HGG realiza projeto Doe Sangue ao Som do Rock

28/11/2024 18h30
Por: Redação
Foto: Idtech
Foto: Idtech

O Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 25 de novembro, antecede períodos de estoques baixos, com a proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados. Celebrar a data ajuda a ampliar o número de voluntários, que neste ano somou 57,2 mil pessoas, de janeiro a outubro deste ano – em todo o ano de 2023, foram 64,5 mil doadores. 

São esses voluntários que também permitem à Rede Hemo contabilizar números como os mais de 113 mil hemocomponentes distribuídos e coleta de mais de 4,5 medulas ósseas, também até outubro deste ano, e o envio de 17,4 mil bolsas de plasma para a Hemobras, de 31 de maio de 2023 a 12 de novembro deste ano. 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Instituto Idtech, promoveram neste fim de semana dois eventos para celebrar o Dia Nacional do Doador de Sangue. O objetivo é incentivar a doação de sangue e, também, homenagear voluntários que despendem seu tempo e boa vontade para ajudar a salvar vidas. 

Na sexta-feira, 22, a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) fez a entrega de troféus a instituições, hospitais e empresas que mais mobilizam doadores nas campanhas da rede em 2024. No sábado, 23, a Rede Hemo e o Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) realizaram a 11ª edição do projeto Doe Sangue ao Som de Rock, com as bandas Sweet Sour e The Oldies Punk Rock. 

Além de outros serviços oferecidos, como as 17,3 mil consultas médicas realizadas, esses números destacam a importância do Hemocentro Coordenador, em Goiânia, e das outras oito unidades no interior do Estado, que receberam mais de R$ 17 milhões de investimentos do Governo de Goiás, entre 2020 e 2024. 

Os recursos resultaram na reestruturação física das unidades, renovação do parque tecnológico, com a implementação de metodologias modernas e gestão da qualidade acreditada, aumentando a produção e, consequentemente, proporcionando atendimento com qualidade à população goiana.

Dessa forma, o Governo de Goiás informa que aproveita a data para agradecer pelo gesto voluntário de milhares de pessoas, reconhecendo parceiros que ajudam na mobilização de pessoas que doam esperança. “A homenagem aos parceiros é um reconhecimento a todos que se mobilizam em prol de salvar outras vidas. É um momento de prestigiar as pessoas que dão sentido ao trabalho que fazemos diariamente. Sem os voluntários, não temos condições de atender as 223 unidades de saúde que atendemos em todo o Estado”, avalia o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Rasível Santos. 

ROCK

A 11ª edição do Doe Sangue ao Som do Rock, no HGG, que celebrou do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, teve o apoio de doadores de sangue, grupos de moto clubes de Goiás, comunidade de amigos e familiares. Neste ano, o show de solidariedade foi marcado pela apresentação das bandas Sweet Sour e The Oldies Punk Rock, com o melhor do Rock and Roll. 

Nos últimos 11 anos, o Doe Sangue ao Som do Rock tem se tornado uma comunidade única, com o propósito de salvar vidas. A cada evento um novo recorde de doações é alcançado e o público segue cada vez mais engajado pela causa nobre e altruísta. A diretora-geral da Rede Hemo, Denyse Goulart, diz que o evento já é uma tradição entre as instituições. E ressalta que a campanha em prol das doações de sangue é fundamental para a manutenção do banco de sangue no período de férias e festas de fim de ano. (Com informações da SESGO)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.