Anápolis ARTE CÊNICA

27ª Mostra de Teatro de Anápolis começa e tem 11 peças inscritas

Programação, a partir desta quarta, 27, tem grupos locais e nacionais, com temas diversos; inclui apresentações e oficinas

27/11/2024 14h30
Por: Redação
Foto: Layza Vasconcellos
Foto: Layza Vasconcellos

A 27ª Mostra de Teatro de Anápolis começa nesta quarta-feira, 27, e traz para a cidade mais de 11 espetáculos teatrais gratuitos. Com grupos locais e nacionais que apresentam espetáculos com temas diversos e passam por diferentes espaços da cidade, a programação, que se estende até sábado, 30, inclui ainda uma série de oficinas destinadas ao setor das artes cênicas e produção cultural.

A programação começa com a oficina de Luiz Fragelli sobre produção cultural. Na oportunidade, o produtor traz um apanhado sobre os desafios da produção, captação e mobilização das agendas culturais realizadas nos seus mais de 20 anos de atuação. Após a oficina, que acontece das 10h às 12h, na Escola de Teatro de Anápolis, são selecionados quatro participantes da oficina para integrarem a equipe de produção da Mostra de forma remunerada. Os selecionados recebem uma ajuda de custo de R$ 500 pelo trabalho.

Abrindo a mostra, o Grupo de Teatro Arte & Fatos apresenta o espetáculo “Os Avessos” baseado na obra de Guimarães Rosa “Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha”. “Os Avessos” conta o drama vivido no momento da despedida de uma família que não mais se sustenta na sanidade do mundo e, por isso, se parte. Sorôco leva a mãe e a filha em uma jornada sem volta, rumo ao hospício de Barbacena - MG.

Uma das novidades da Mostra é a ocupação de um espaço cultural ainda não utilizado, o Auditório do Centro Administrativo Adhemar Santillo, recentemente inaugurado. A Mostra é uma realização da Prefeitura Municipal de Anápolis, em parceria com a Produtora ArtVídeo e recursos do Fundo Municipal de Cultura. Por este motivo, todos os espetáculos são gratuitos, bastando comparecer no dia e horário marcado. 

PROGRAMAÇÃO DOS ESPETÁCULOS

Quarta-feira – 27.11

20h - Os Avessos - Grupo de Teatro Arte & Fatos - Goiânia (GO)
Local: Auditório do Centro Administrativo Adhemar Santillo. 
“Os Avessos” é baseado no conto “Sorôco, Sua Mãe, Sua Filha”, de Guimarães Rosa. Narrada pelo padre do lugarejo, “Os Avessos” conta o drama vivido no momento da despedida de uma família que não mais se sustenta na sanidade do mundo e, por isso, se parte. 

Quinta-feira – 28.11

9h  - Le Tombé – Cia Nudante - Anápolis (GO)
Local: Teatro do Instituto Federal de Goiás
"Le Tombé" narra o encontro mágico entre um cowboy e uma bailarina em fuga, explorando medos, risos, danças e surpresas inesperadas. Com uma abordagem lúdica e poética, o espetáculo se desenrola sob o olhar imaginativo de Joana, uma menina de 8 anos encantada por uma história contada por seus pais. 

14h - Batuque Canto e Viola – Cia. Boca do Lixo - Anápolis (GO)
Local: Teatro do Instituto Federal de Goiás
O espetáculo "Batuque, Canto e Viola", proporciona uma releitura de cenas clássicas de circo, resultados das viagens de uma família circense pelas culturas tradicionais de sua região. Representando a figura do Matuto Goiano, Palhaço Mutamba e Palhaça Seriema se divertem em cena juntamente com o Palhaço Marelo, de apenas 9 anos.

19h - M(eu) Infinito Pela Cidade - Cena Coletiva - Anápolis (GO)
Local: Cine Sibasolly
M(eu) Infinito Pela Cidade é um espetáculo-performance composto por três solos, onde três atuantes verbalizam seus pensamentos, aflições, medos e perguntas. “Já parou para pensar qual é a cor da sua alma?”. “Como eu me vejo?”. “É errado ser egoísta?”. Assim, expõem as intimidades do “eu”, sem necessariamente se referirem a si mesmos - pois no eu está contido também o infinito! 

20h30 - O Dia em que explodiu Mabata-Bata - Grupo de Teatro Dajmbalau - Goiânia (GO)
Local: Teatro Municipal
Baseado no conto homónimo de Mia Couto, escrito em 1986, O Dia Em Que Explodiu Mabata Bata conta a história de Azarias, um jovem pastor órfão que sonha ser uma criança normal e poder ir à escola. Um dia o melhor boi da manada, Mabata-Bata, pisa uma mina deixada pelos combatentes da guerra que decorre no país e explode. 

22h - Ovelha Dolly - Michelle Santinni espetáculo convidado
Local: Auditório do Centro Administrativo Adhemar Santillo
 “Ovelha Dolly" é uma viagem hilariante e reflexiva, um espetáculo que transforma a história da primeira mamífera clonada em uma comédia provocativa. A protagonista, Ovelha, é uma sub-subcelebridade, “Quase Artista” e uma “coach” às avessa ácida e bufão que compartilha sua trajetória única. 

29 de novembro

9h - Filho Pródigo - Cia Volta Seca de Teatro, Bonecos e Circo - Anápolis (GO)
Local: Teatro do Instituto Federal de Goiás
Espetáculo de teatro de circo com palhaços, cenas de circo, teatro de bonecos e canções folclóricas. Adaptado para ser apresentado especialmente na rua, a participação do público é constante.

14h - Batuque Canto e Viola – Cia. Boca do Lixo - Anápolis (GO)
Local: Teatro do Instituto Federal de Goiás
O espetáculo "Batuque, Canto e Viola", proporciona uma releitura de cenas clássicas de circo, resultados das viagens de uma família circense pelas culturas tradicionais de sua região. Representando a figura do Matuto Goiano, Palhaço Mutamba e Palhaça Seriema se divertem em cena juntamente com o Palhaço Marelo, de apenas 9 anos.

20h - Coisas de Criança - Debora di Sá (GO)
Local: Teatro Municipal
Coisas de criança é um musical circense que narra a história de uma criança que descobre que vai ganhar um irmão. E para resolver esse conflito ela conta com o apoio da melhor amiga, Bitoca Boboca, uma cachorrinha sapeca, com muitos segredos a revelar. Criado por Débora di Sá a partir de falas e histórias vivenciadas pelos seus filhos Heitor e Ivan.

00h - GISBERTA: Basta um nome para lembrarmos de um ódio - Cara Dupla Coletivo de Teatro - João Pessoa (PB)
Local: Auditório do Centro Administrativo Adhemar Santillo
A trama homenageia a brasileira Gisberta Salce, mulher trans e imigrante brasileira, que fugiu do Brasil nos anos 80, e foi cruelmente assassinada na cidade de Porto, capital portuguesa, aos 45 anos de idade. “Gisberta” é um monólogo que cruza as vivências de Salce com as da própria atriz, também mulher trans.

30 de novembro
Noite de premiação e encerramento

20h -  Sobre Figos e Folhas - Matula Cênica - Anápolis (GO)
Local: Teatro Municipal
Sobre Figos e Folhas é uma livre adaptação da vida e obra de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nascida em Villa Boa de Goiás, no ano de 1889, conhecida nacionalmente como Cora Coralina. É considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. 

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS
Local: Escola de Teatro de Anápolis
Inscrições gratuitas: https://www.acacc.com.br/mostradeteatro2024

⦁    Curso de Palhaçaria com Alexandre Augusto
Primeira etapa - de 15 a 17 de novembro
30 vagas

⦁    Oficina “Da produção ao palco” - case da 27ª Mostra de Teatro de Anápolis com Luiz Fragelli
Dia 27 de novembro das 10h às 12h
10 vagas - Seleção de 4 produtores para trabalhar na mostra de forma remunerada

⦁    Oficina “ANTICENA” da Micheli Santini
Dia 29 de novembro das 16h às 18h
20 vagas

⦁    Oficina “O teatro dentro do teatro” com Danilo Alencar
Dia 30 de novembro das 9h às 13h
20 vagas

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.