O programa Natal de Coração que, neste ano, cumpre sua 8ª edição, foi criado em 2017, por iniciativa da primeira-dama Vivian Naves. A secretária de Integração Social, Eerizania Freitas [que à época colaborou a montagem do programa] contou, durante a abertura da programação de 2024, na Vila Jaiara, que naquela época Vivian lhe confidenciou que gostaria que as crianças e suas famílias não tivessem as privações que ela mesma teve no passado, quanto à oportunidade de celebrar a festa de Natal, com espírito cristão, acesso a brinquedos e a presença de Papai Noel.
Eerizania Freitas, relembrou os principais pontos destacados por Vivian ao propor o projeto, há oito anos. “A nossa primeira-dama chegou para toda equipe e disse que sempre foi encantada com a caravana de Natal da Coca-Cola, aquele caminhão cheio de luzes que passa e que deixa o encanto e a magia do Natal para quem o vê. Então ela disse que queria fazer aquilo em Anápolis, dar a oportunidade às crianças de viverem esse momento. Com esse objetivo é que esse evento foi criado”, citou.
A Caravana da Coca-Cola visitava as cidades com trenós ambulantes adaptados em carros, ornamentados com luzes piscantes e cores vivas. Uma caravana com estas características, que visitasse os bairros [inclusive os mais distantes do centro], distribuindo brinquedos, promovendo lazer e incentivando a fraternidade entre as famílias no período natalino, era o que Vivian Naves desejava para o Natal de Coração.
A ideia da primeira-dama foi imediatamente assimilada pelo prefeito Roberto Naves que, em todas as edições do Natal de Coração, faz questão de reunir as crianças no palco, para fazer a contagem regressiva que anuncia a chegada do Papai Noel no ambiente da festa. Segundo ele, antes de sua gestão, as crianças e suas famílias, se quisessem comemorar o Natal na programação popular realizada pela prefeitura, tinham que se deslocar dos bairros [mesmo os mais distantes] para a região central da cidade.
Vivian Naves ressaltou que o principal objetivo do Natal de Coração sempre foi o de “dar acesso a todos, independente da condição financeira, a um momento especial de lazer, que ressaltasse valores cristãos, como o amor e a solidariedade”. Assim, a festa que anteriormente se concentrava no centro, passou a ser realizada nos bairros, que contemplam todas as regiões da cidade. Estava criada a Caravana Natal de Coração.
A logística para a realização da Caravana Natal de Coração é providenciada pela Prefeitura. Nos locais onde a festa se concentra são montadas tendas para acolher as pessoas, áreas de lazer para as crianças, são distribuídos doces e brinquedos, entre outros serviços disponibilizados, realizadas apresentações artístico-culturais, e coroada com a presença do Papai Noel. Para fazer tudo isso funcionar, a organização conta com a participação voluntária de servidores da Prefeitura e outros colaboradores.
Em 2024 a Caravana Natal de Coração vai visitar 26 setores diferentes, em dias ininterruptos de festa. A programação teve início no sábado, 23, no Parque Ambiental da Vila Jaiara. Na oportunidade, foram distribuídos aproximadamente 1,7 mil brinquedos. As festividades acontecem até o dia 18 de dezembro, quando um evento na Praça Bom Jesus, no centro, encerra a programação.
Na abertura da caravana, na Vila Jaiara, Roberto Naves reconheceu o espírito de doação dos servidores da Prefeitura, “que mesmo diante da chuva e em momentos de fim de semana, se entregam pela coletividade e de maneira voluntária deixam suas famílias em casa em prol de um fim de ano mais fraterno e acolhedor a todos”. O prefeito lembrou que o evento é um momento de reflexão, inclusive sobre a mensagem que a gestão se propôs a passar com essa e outras realizações.
“A nossa população não tinha diversão e foi a criação do Arraiana que permitiu às pessoas irem em shows de artistas que muita gente jamais teria condição de pagar, doando dois quilos de alimento e ajudando o próximo (...) Quem morava na Jaiara, se quisesse sentir o espírito natalino precisava ir lá no centro e com a criação do Natal de Coração o espírito natalino chega efetivamente a todas as pessoas de Anápolis”, disse.
A deputada Vivian Naves, por sua vez, também enalteceu a entrega dos servidores e demais secretários pela causa e fez uma homenagem especial ao prefeito por ter acolhido a proposta. “Roberto sempre disse ‘sim’ à Assistência Social porque nossa principal preocupação sempre foi a de dar mais qualidade de vida, proteção e dignidade para quem mora nessa cidade e nós conseguimos. Os anapolinos são merecedores de um olhar fraterno por parte do Poder Público e isso sempre foi alvo do trabalho incansável do prefeito”, elogiou Vivian.
Para exemplificar a relevância de compartilhar uma festa como essa com as crianças e suas famílias, é o depoimento que a cabeleireira Soila Cristina deu à coordenação do evento, na Vila Jaiara. Disse que a festa natalina conseguiu fazê-la superar um trauma de muitos anos. “Eu tenho 55 anos e hoje fui curada nesse lugar. Fui uma criança com uma infância abandonada, órfã e nunca tinha tido um Natal. E tudo isso, toda essa magia aqui, contagiou meu coração. Eu realmente vim assistir, mas saio curada”, contou.
Programação Diária
27.11 – Reny Cury/Copacabana (Feirão Coberto Reny Cury)
28.11 – Filostro Machado (ao lado da Escola Ayrton Senna)
29.11 – Interlândia (Praça Matriz)
30.11 – Leblon (Avenida Central)
01.12 – Souzânia (Praça Matriz)
02.12 – Recanto do Sol (Feirão Coberto)
03.12 – Adriana Parque (Escola Realino José)
04.12 – Bairro de Lourdes (Feirão Coberto)
05.12 – Aldeia dos Sonhos (área pública Rua Araguaia)
06.12 – Vila Formosa (Av. Frei João Batista Vogel)
07.12 – Branápolis (Praça ao lado da Escola Wady Cecílio)
08.12 – Parque Ipiranga (Jundiaí)
09.12 – Bairro Paraíso (Av. Cachoeira Dourada)
10.12 – Larque Linear (Boa Vista)
11.12 – Parque dos Pirineus (em frente ao Residencial Colorado)
12.12 – Santa Clara (Feirão Coberto)
13.12 – Bairro da Lapa (Av. Francisco Alves)
14.12 – Santos Dumont (Estação do Esporte Maria Alves)
15.12 – Joanápolis (Praça Matriz)
16.12 – Summerville (Av. Summerville)
17.12 – Vila São Vicente (Praça Matriz)
18.12 – Centro (Praça Bom Jesus)