Economia PRÉVIA DO PIB

Goiás lidera evolução econômica do país em setembro, afirma BC

Goiás também supera em mais de quatro vezes a média nacional no índice, considerado uma prévia do PIB

26/11/2024 14h30
Por: Redação
Foto: Secom
Foto: Secom

Com aumento de 3,5% em setembro, Goiás liderou o crescimento econômico do país e superou em mais de quatro vezes a média nacional (0,8%), na variação mensal, na comparação com o mês de agosto. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).

A atividade econômica goiana também avançou 4,7% na variação interanual, quando comparado setembro de 2024 contra o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado no ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.

“Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico”, afirma o secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) medido pelo Banco Central é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Ele é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais, além de medir a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços. (Com informação SGG)

HUB GOIÁS

O Hub Goiás foi escolhido como Polo Innovation Grid da Eletrobras para a região Centro-Oeste. A iniciativa da maior empresa de energia elétrica da América Latina tem o objetivo de conectar a empresa a institutos de pesquisa, startups e empresas de base tecnológica pelo país. A escolha foi pelo primeiro Centro de Excelência público em Empreendedorismo Inovador da região para fomentar conexões com parceiros, soluções dos ecossistemas e desenvolvimento de soluções tecnológicas e talentos. O anúncio foi feito na última quinta-feira, 21.

Para o início da operação, serão investidos R$ 200 mil para programas e outras iniciativas a fim de desenvolver startups e novos negócios no estado, com possíveis novos investimentos depois. Polos deste tipo já foram inaugurados nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste do país, criando uma plataforma de conexão entre a Eletrobras e os ecossistemas de inovação do Brasil.

“É um reconhecimento ao trabalho que temos feito no estado. O Hub Goiás entrou em operação há pouco mais de um ano e, por meio dele, lançamos sete programas, que já resultaram no apoio a mais de 120 startups com soluções que impactam diretamente a vida das pessoas. Isso mostra que Goiás está se consolidando como o estado da inovação no país e a escolha da Eletrobras coroa esse movimento”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.

MODELOS

Com o estabelecimento do Polo no Centro-Oeste, a Eletrobras visa gerar e alavancar novos modelos de negócio que contribuam para a sustentabilidade e ao meio ambiente. Segundo o gerente executivo de inovação da Eletrobras, Pedro Brito, o Polo Innovation Grid.

Iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), o Hub Goiás é gerido e operado pelo Porto Digital, empresa responsável por um dos maiores distritos de inovação da América Latina, em Recife, e um dos principais ambientes de inovação do Brasil. “Temos agido como o fomentador de novos negócios com base em tecnologia. Com essa parceria com a Eletrobras, vamos ampliar isso a fim de desenvolver novas tecnologias em desenvolvimento sustentável e inteligência artificial”, explica o superintendente do Hub Goiás, Johnny Laranjeira. (Com informações SECTI)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.