Esportes NOVA TEMPORADA

Conselho Técnico da FGF lança oficialmente o ‘Goianão 2025’

Competição, mas valorizada, conta com a participação do Anápolis Futebol Clube, único anapolino na elite do campeonato

25/11/2024 12h30
Por: Orisvaldo Pires
Foto: Murilo Nascente / FGF
Foto: Murilo Nascente / FGF

O Anápolis Futebol Clube já sabe que vai estrear no Campeonato Goiano da 1ª Divisão no dia 15 ou 16 de janeiro, quarta ou quinta-feira. O presidente do clube anapolino, José Paulo Tinazo, representou o Galo na reunião do Conselho Técnico do Goianão 2025, realizado na sexta-feira, 22, na sede da Federação Goiana de Futebol (FGF), com a presença de representantes de todos os 12 clubes que participam da competição.

Segundo a FGF, em 2025 vão disputar a elite do Campeonato Goiano: Abecat, Anápolis, Aparecidense, Atlético Goianiense, Crac, Goiânia, Goiás, Goianésia, Goiatuba, Inhumas, Jataiense e Vila Nova. O atual campeão é o Atlético, que em 2024 derrotou o Vila Nova duas vezes na final: 2x0 no Onésio Brasileiro Alvarenga e 3x1 no Antônio Accioly.

Na edição de 2025, segundo definido no Conselho Técnico, a final do Goianão será realizada no dia 30 de março. Ou seja, 58 dias de competição. A federação e os clubes também acordaram que a fórmula de disputa em 2025 será a mesma utilizada em 2025: turno único, com todas as equipes jogando entre si em classificação única.

Ao final da 1ª fase, as 8 equipes mais bem colocadas na pontuação geral passam para a 2ª fase. A partir daí haverá cruzamento olímpico, com em sistema de eliminatórias, jogos de ida e volta, tanto para as quartas-de-final, quando para as semifinais. 

MEIO AMBIENTE

Quando o mundo volta os olhos com mais profundidade à degradação ambiental do planeta, o Campeonato Goiano de 2025 terá objetivos voltados à preservação do meio ambiente, classificado pela FGF como “causas verdes”. A competição, informa a federação, será a primeira no Brasil a adotar o programa ‘Carbono Neutro’.

Por isso a campanha terá denominação de ‘Goianão ESG’. A FGF informou que vai repor a emissão de carbono gerada durante a competição, por meio do plantio de árvores. Também serão realizadas campanhas de conscientização ambiental, voltada aos clubes e aos torcedores.

INTERIOR

Outra novidade anunciada no Conselho Técnico é o retorno do reconhecimento ao Campeão do Interior, que vai receber uma premiação. O critério estabelecido é que, se uma equipe do interior chegar à decisão do campeonato, automaticamente se sagrará campeã do interior. Caso nenhuma chegue à final, as duas mais bem classificadas na pontuação geral, após a primeira e segunda fases, vão decidir em dois jogos o título de campeão do interior. Uma opção que passou despercebida é a possibilidade de que dois clubes do interior decidam o campeonato.

Segundo a FGF, a bola oficial do Goianão 2025 será a Addglue, da Uhlsports, empresa que fornece bolas para os Brasileirões Série B, C e D da CBF, além de diversas ligas de primeira e demais divisões da Europa. Ficou acertado também que o uso do árbitro de vídeo (VAR) será feito em maior quantidade de jogos durante a competição.

Continua a ser utilizado o Dartfish VAR System, ferramenta utilizada de forma pioneira pela FGF e homologada pela FIFA. A premiação em dinheiro também ficou estabelecida. O campeão goiano vai receber R$ 400 mil. O campeão goiano do interior vai embolsar R$ 200 mil.

ANÁPOLIS

A temporada 2025 reserva para o Anápolis Futebol Clube duas competições de alta relevância e a perspectiva de evolução técnica, administrativa e financeira do clube. O Goianão é o passaporte para competições como a Copa do Brasil e a Copa Verde. E há um desejo do torcedor tricolor em voltar a disputar a final do regional. Em outra vertente, o Tricolor se articula para seu retorno ao Campeonato Brasileiro da Série C, que este ano vai contar com a participação de vários clubes que, há até pouco tempo, figuravam nas séries A e B do Brasileirão.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.