Anápolis INFRAESTRUTURA

Obras faz ação preventiva de alagamentos e de inundações

Foco é o cuidado para manter operantes as bocas de lobo e o combate ao descarte irregular de lixo no período chuvoso

25/11/2024 10h30
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Anápolis tem em execução um Plano de Macrodrenagem, com objetivo de minimizar casos de inundações e alagamentos em passagens, córregos e vias de vários bairros, especialmente no centro da cidade. Nos dois últimos anos o conjunto de ações nessa área teve recuperação emergencial de pontes [Rua Amazílio Lino, e avenidas Independência e Belo Horizonte], instalação de dezenas de Jardins de Chuva [para percolar/permeabilizar], recuperação de nascentes e desassoreamento de ribeirões e córregos.

Mas, no dia a dia, outras ações consideradas corriqueiras representam apoio estratégico nas ações macro. Uma delas, sempre necessárias em períodos chuvosos, é o trabalho das equipes de manutenção para desobstruir bocas de lobo, no sistema de coleta de água pluvial. Segundo a Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, é realizada média de 5 a 10 atendimentos diários. Essas intervenções incluem a troca de tampas, anéis e a manutenção dos pontos de escoamento de água, essenciais para a prevenção de alagamentos.

O trabalho de desobstrução das bocas de lobo varia conforme a complexidade do serviço. "Nós realizamos essa desobstrução periodicamente, e sua eficácia depende muito do grau de sujeira ou do reparo necessário", explica a secretária de Obras, Flávia Ribeiro. No total, dois caminhões estão dedicados a essa tarefa, que se torna ainda mais importante com as chuvas. Além das manutenções, a secretária reforça a necessidade de conscientização da população.

“É crucial que os cidadãos se tornem cooperadores nesse processo. O descarte de lixo, entulho e objetos inapropriados nas ruas não só prejudica a limpeza urbana, como também entope as bocas de lobo, resultando em sérios transtornos", alerta Flávia Ribeiro. Materiais como sacolas plásticas, garrafas PET e até brinquedos são levados pela força da enxurrada para os bueiros, aumentando os riscos de alagamentos.

A Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Serviços Urbanos também realiza serviço de roçagem programada por toda a cidade. Esse trabalho visa controlar o crescimento do mato, que pode proliferar rapidamente durante as chuvas. "A manutenção do espaço urbano é fundamental para garantir que a água escoe corretamente e não crie pontos de alagamento", complementa a secretária.

Ao mesmo tempo, ações de limpeza de entulho e combate ao descarte irregular de lixo são intensificadas. "Caso essa limpeza não aconteça de forma eficaz, toda vez que chove, os resíduos acumulados podem ser carreados para os leitos dos córregos, para as bocas de lobo e para os bueiros, ocasionando uma série de problemas para a população", ressalta.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.