Geral REDE ELÉTRICA

Registrar a queda de energia ajuda a estabilizar o sistema

Distribuidora alerta para a importância do comunicado sobre a falta de energia e, para isso, tem canais 24 horas

23/11/2024 10h00
Por: Redação
Foto: Equatorial
Foto: Equatorial

O ato de o consumidor, de imediato, comunicar quedas de energia elétrica na região onde mora ou trabalhe, é essencial para que a empresa distribuidora dê uma resposta mais rápida à demanda e mantenha o sistema operacional. A previsão é que uma nova frente fria deve trazer chuva para várias regiões do estado, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás. 

A instabilidade pode vir acompanhada de rajadas de vento e descargas atmosféricas e deve seguir durante todo fim de semana. Os temporais podem afetar o fornecimento de energia, já que com as ventanias árvores são arremessadas contra a estrutura elétrica. Do outro lado, o desafio da Equatorial Goiás, empresa distribuidora de energia elétrica no estado, é garantir a confiabilidade e estabilidade do sistema elétrico, principalmente durante tempestades, que são as principais causadoras de interrupções no fornecimento de energia. 

A concessionária destaca ainda outros fatores que podem afetar a rede como colisões de veículos contra postes e vegetação em contato com a fiação. É importante que os clientes façam o registro formal através dos canais de atendimento. O gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, destaca a importância da abertura do protocolo. “Com ele, a empresa consegue mapear a situação e dar uma resposta mais rápida e eficaz através das equipes técnicas, que estarão em campo atuando para o restabelecimento o mais breve possível”, destaca o gerente.

Para facilitar o processo de formalização de uma ocorrência, a distribuidora oferece vários canais de atendimento. Segundo a empresa, eles são o melhor caminho para se comunicar com a distribuidora e acompanhar o andamento da ocorrência. 

Ao registrar as ocorrências, informa a concessionária, os consumidores contribuem para que a Equatorial identifique as áreas mais afetadas e priorize as ações de restabelecimento da energia elétrica. Além disso, o registro da ocorrência é fundamental para que a distribuidora monitore e avalie continuamente a qualidade do serviço prestado. Os canais são o melhor caminho para se comunicar com a companhia de energia e acompanhar o andamento da ocorrência.

MEDIDAS

Durante temporais, a rede elétrica pode sofrer interferências. Para minimizar riscos, a Equatorial Goiás recomenda que as pessoas desconectem aparelhos eletrônicos das tomadas para protegê-los de possíveis oscilações e surtos de energia; que evitem o uso de equipamentos elétricos e telefone com fio durante o temporal, para prevenir das descargas elétricas; e mantenham-se afastados de árvores e estruturas metálicas em locais abertos, e evite contato com cercas de arame e outros materiais que possam conduzir eletricidade.

O registro das ocorrências é fundamental, ressalta a concessionária, para que a empresa entenda as fragilidades e intensifique o plano de recuperação do sistema elétrico no Estado. A distribuidora reforça que a população pode ter acesso as ações e acompanhar em tempo real o trabalho que está sendo realizado pela distribuidora, por meio do Trabalhômetro, uma plataforma pioneira entre as distribuidoras do país. 

“Os nossos compromissos vêm sendo saldados, dia após dia. O tamanho do investimento realizado, em curto espaço de tempo, não se via há anos na distribuidora. A rede que encontramos era degradada, assim, investimos muito no trabalho de reconstrução e gradativamente vamos evoluindo na qualidade do serviço que ofertamos em Goiás”, afirma o presidente da Equatorial Goiás, Lener Jayme.

Os canais para comunicar quedas 

* Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020;
* Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
* Call Center 0800 062 0196;
* Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
* Via SMS: envie uma mensagem para o n° 27949 com o texto Faltadeenergia XXXXXXX informando no "xxxx" sua Unidade Consumidora (UC).

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