A ferramenta tecnológica ‘AnaChatBot’, recurso visa melhorar a interação com os usuários do site do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), oferecendo respostas instantâneas para dúvidas frequentes e orientações sobre processos judiciais em linguagem simples, foi lançado no último dia 19 de novembro. O ato foi dirigido pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e realizada no Salão Nobre da Presidência do tribunal. Teve ainda a presença do vice-presidente, desembargador Amaral Wilson.
Na oportunidade, Carlos França ressaltou a satisfação em apresentar a ferramenta, que vai proporcionar facilidade para o usuário acessar o site do TJGO, além de ajudar na compreensão de informações processuais. “Essa inovação representa o avanço da linguagem acessível no Tribunal de Justiça de Goiás. É também o resultado da nossa cultura institucional de congregar vários setores no desenvolvimento de melhorias dos serviços judiciais”, destacou o chefe do Judiciário goiano. França ainda parabenizou todos os envolvidos no projeto em nome da coordenadora do Programa “Simples e Fácil”, a juíza auxiliar da Presidência, Lidia de Assis e Souza.
Para o vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson, a inteligência artificial já representa uma evolução importante para o Poder Judiciário goiano. “Especialmente na Vice-Presidência, onde são julgados os recursos constitucionais”, frisou. “Essas demandas envolvem um alto percentual de atividades de repetição de padrões, que podem ter o auxílio da inteligência artificial”, ressaltou. Amaral Wilson também parabenizou todos os envolvidos no projeto.
FUNCIONALIDADES
A coordenadora do Programa “Simples e Fácil”, a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza, explicou que a ferramenta usa a inteligência artificial para facilitar o acesso à informação judicial. “A AnaChatBot permite a consulta de processos, possibilitando aos usuários acessarem um resumo e o andamento de suas demandas, inclusive com opção de áudio, além do FAQ para tirar dúvidas frequentes da população sobre o Poder Judiciário”, frisou a magistrada.
Conforme o diretor de Inteligência Artificial, Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires, o projeto de implementação da ferramenta foi iniciado por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), sob a coordenação da juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza. “Não há inovação sem colaboração”, disse Antônio Pires, ao mencionar que a iniciativa foi concebida com o apoio da Diretoria de Planejamento e Inovação, por meio do Laboratório de Inovação (Inovajus), da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e do Centro de Comunicação Social do TJGO.
A coordenadora de Inteligência e Inovação do TJGO, Jaqueline Martins, destacou que outras iniciativas referentes à linguagem simples estão sendo desenvolvidas no TJGO, sob a liderança da coordenadora e da coordenadora adjunta do Programa “Simples e Fácil”, juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Lidia de Assis e Souza, e a juíza Nunziata Valenza Paiva, respectivamente. “Estamos oferecendo uma capacitação, em parceria com a Escola Judicial do TJGO, para os servidores do Laboratório de Inovação e Inteligência (Inovajus). Esse treinamento será também oferecido para assessores de magistrados de 1º e 2º graus”, informou Jaqueline Martins.
PRESENÇAS
Entre outros, participaram da solenidade de lançamento da ferramenta tecnológica AnaChatBot os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Aldo Sabino e Reinaldo Dutra; os juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, Gustavo Assis Garcia e Marcus Vinícius Alves de Oliveira; o diretor de Tecnologia da Informação do TJGO, Anderson Yagi; e o coordenador de Ciência de Dados da Diretoria de Inteligência Artificial, Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Wesley Alves Oliveira. (Com informações da Ascom TJGO)