O Instituto Onco-Hematológico de Anápolis, conhecido como Banco de Sangue, tem expandido as atividades, oferecendo diversos serviços de saúde além da coleta de sangue. A unidade realiza tratamentos como quimioterapia, pulsoterapia, aplicação de vitaminas e atendimento especializado.
Em entrevista à Rádio Manchester/DM Anápolis nesta quinta-feira, 21, a enfermeira Érica Valéria, porta-voz da empresa, destacou a importância das doações e detalhou as atividades realizadas pela instituição.
“É conhecido na cidade como Banco de Sangue, mas atua em várias áreas. Hoje, nós fazemos trabalhos como aplicação de medicações em geral, quimioterapia, pulsoterapia, aplicação de vitaminas. Temos especialidades com hematologista e oncologista”, explicou.
A unidade recebe doações de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e aos sábados até às 11h, na Travessa Washington de Carvalho, nº 155, no Centro de Anápolis. Para outros tipos de atendimentos, o paciente é atendido espontaneamente até às 15h. O agendamento prévio também pode ser realizado pelo telefone (62) 3327-0697.
“Se o paciente chegar entre 7h e 15h, ele será atendido normalmente. Agora, se ele tiver alguma programação e precisar chegar após esse horário, tem que agendar para preparar a equipe”, destacou a enfermeira.
Durante a entrevista, Érica reforçou o apelo para que a população participe das doações de sangue, enfatizando os critérios e a importância do ato solidário. A empresa é a única a ter um banco de sangue na cidade.
“Se você não tem comorbidade, não está fazendo nenhum tratamento, tem acima de 50 quilos, você é apto a doar. É um apelo que eu faço, porque, quando você não precisa de sangue ou não está na área, não entende a real necessidade. O sangue salva vidas. Com uma bolsa de sangue é possível salvar quatro vidas. É algo que não dá para se comprar, só pode ser doado”, afirmou.
Para doar sangue, é necessário apresentar um documento oficial com foto, passar por triagem e atender aos requisitos, como ter entre 18 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Quem fez tatuagens, micropigmentação ou colocou piercings recentemente precisa aguardar 12 meses para realizar o procedimento.