O prefeito eleito Márcio Corrêa (PL) esteve mais uma vez em Brasília, nesta semana, em busca de parcerias que lhe permitam implementar suas primeiras políticas públicas de governo, a partir de 1º de janeiro de 2025. Na terça-feira, 19, se reuniu com Jader Filho, ministro das Cidades do governo Lula. Corrêa disse que, durante a audiência, tratou com o ministro pelo menos três temas relevantes, considerando a atual momento de Anápolis. O primeiro assunto é a necessidade do município contar com um sistema de drenagem eficiente, “para combater alagamentos e erosões”. O segundo é a possibilidade de parceria entre a Prefeitura e o Ministério, para a construção de calçadas na cidade. Nesse aspecto, a propósito, a legislação exige calçamentos inclusivos, acessíveis e que ofereçam segurança aos pedestres. E, ainda, tratou do cadastramento de Anápolis na Faixa 1 do programa ‘Minha Casa Minha Vida’, que beneficia famílias com renda mensal bruta de até R$ 2,640 mil. No encontro com o ministro Jader Filho, o prefeito eleito foi acompanhado do deputado federal Célio Silveira (MDB).
‘Pente Fino’ 1
Este é o termo que o prefeito eleito Márcio Corrêa (PL) utilizou para informar que a equipe de transição está revisando todos os contratos firmados pela atual administração, de obras e de serviços. Numa entrevista à imprensa, citou contratos relacionados a softwares utilizados em áreas como saúde e educação.
Pente Fino 2
Segundo Márcio Corrêa, as contratações de softwares e outros aumentaram a despesa corrente da Prefeitura. Destacou dois deles, que vão merecer atenção especial: os softwares que atendem o ensino à distância e o do Zap da Saúde. Corrêa disse que o que é essencial vai continuar, e que deve “cortar o que precisa ser cortado”.
Orçamento 1
No processo de transição em Goiânia, o prefeito eleito Sandro Mabel (PL), com foco na adequação econômica do município ao seu projeto de governo a partir de janeiro, já mexeu no Refis e quer alterações na Lei Orçamentária Anual (LOA). O orçamento vai nortear os investimentos a serem feitos em 2025.
Orçamento 2
Em Anápolis, parece que esses estão à margem das ações da equipe de transição. Pelo menos até agora, não surgiram informações sobre tratativas ligadas a possíveis alterações na LOA para 2025. Assim, há espaço para acreditar que a Lei Orçamentária agrada 100% aos membros da transição do novo governo.
Caiado prestigia congresso que reúne delegados de polícia do Centro-Oeste
O governador Ronaldo Caiado participa, nesta sexta-feira, 22, às 8h45, na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), em Goiânia, do 1º Congresso Jurídico de Delegados de Polícia do Centro-Oeste. O evento, realizado pelo Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Sindepol-GO), discute o combate aos crimes cibernéticos e às organizações criminosas. A expectativa é que 200 delegados participem do encontro. Entre os palestrantes convidados estão os delegados de Goiás Marcella Orçai, Sabrina Leles, Thiago Torres e Vytautas Zumas, além de profissionais com atuação no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.