Anápolis SESSÃO SOLENE

Câmara entrega Medalha Francisca Miguel, criada em 2021 por iniciativa de Andreia Rezende

Condecoração leva o nome da professora Francisca Miguel, que em 1947 foi eleita a primeira vereadora de Anápolis.

22/11/2024 10h30
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Câmara de Anápolis realiza sessão solene, na próxima segunda-feira, 25, para entrega da Medalha Vereadora Francisca Miguel, honraria direcionada àquelas que contribuem na luta em defesa dos direitos das mulheres. 

O evento acontece a partir das 19h, no Plenário Teotônio Vilela. Serão 29 homenageadas na edição deste ano da medalha criada em 2021, por meio de um projeto de decreto legislativo de autoria da vereadora Andreia Rezende (Solidariedade).

A condecoração leva o nome da professora Francisca Miguel, que em 1947 foi eleita a primeira vereadora de Anápolis. Ela é considerada pela geração atual como um símbolo do início da ocupação de espaços das mulheres na política.

Francisca Miguel fez leis importantes para a educação local enquanto esteve na Câmara de Anápolis. Partiu dela a criação do Ginásio Municipal de Anápolis (atual Colégio Estadual Antensina Santana). Também colaborou no projeto de instalação do Colégio Estadual José Ludovico de Almeida.

Em 1958, Francisca Miguel se formou em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e se mudou para Brasília, onde assessores vários parlamentares goianos e ministros de Estado. A ex-vereadora morreu em 1992, em Anápolis.

O presidente Dominguinhos do Cedro (PDT) ressalta que as homenageadas de 2024 representam nomes importantes na defesa de pautas importantes para as mulheres. “É papel do Poder Legislativo honrar quem luta por uma causa coletiva. É isso que faremos nessa sessão solene”, afirma.

A entrega da Medalha Vereadora Francisca Miguel ocorre anualmente em novembro, quando se comemora o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher. São os vereadores e vereadoras que indicam as homenageadas, o que garante a diversidade de segmentos representados na lista que também passa pelo crivo do plenário.

“A Medalha Francisca Miguel é uma forma de valorizar a presença feminina na política e reconhecer as mulheres que têm se dedicado à melhoria da nossa sociedade”, afirma Andreia Rezende. Segundo ela, a honraria vai ao encontro de sua luta por igualdade de gênero, valorização dos direitos das mulheres, contra a violência e a favor da sororidade. 

Andreia Rezende destaca ainda que a Medalha ressalta a importância da representatividade feminina na política para valorização de pautas nesse segmento. “A criação da condecoração é marco no Legislativo para o reconhecimento de mulheres que lutam por outras mulheres”, disse a vereadora.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.