O rapper anapolino Ronaldo Duarte, conhecido como Neblina, destacou o poder transformador da cultura Hip-Hop em entrevista à Rádio Manchester/DM Anápolis. “O que fez eu ingressar no movimento Hip-Hop foi o fato desta cultura nos potencializar, trazendo uma grande responsabilidade e respeito”, afirmou nesta quarta-feira, 20, Dia da Consciência Negra. Referência na cena cultural de Anápolis, Neblina é reconhecido por sua contribuição à valorização da cultura afro-brasileira.
No mesmo dia, o artista lançou o EP Diversidades, um trabalho que reúne rap, jongo e groove, refletindo a pluralidade de sua trajetória. O projeto, viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo via Prefeitura de Anápolis, traz canções inéditas e inclusão social, como a faixa 'Ideia de Pai pra Filho', que ganhou um lyric vídeo com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Meu sentimento em relação ao EP é de total satisfação por tudo que realizamos”, destacou o rapper.
Com mais de 30 anos de carreira, Neblina relembrou o início de sua relação com o Hip-Hop em 1989. “Eu não sabia nem o que era break dance. Eu via as propagandas em que o pessoal dançava nos comerciais, mas não sabia que tinha em Anápolis”, contou. Desde então, construiu uma carreira sólida, levando o Hip-Hop local para países como Turquia e Tunísia, e se consolidando como uma das principais vozes do movimento na cidade.
O produtor cultural Danilo Costa, que participou do projeto, ressaltou a importância do EP Diversidades. “O Neblina ultrapassa os limites do Hip-Hop. O EP tem uma linguagem do jongo, o suingado do groove, mas o Hip-Hop é parte essencial da trajetória dele. Ele também é um músico que dialoga com outras linguagens”, afirmou à Rádio Manchester/DM Anápolis. Danilo também destacou que o projeto exemplifica a força da cena cultural anapolina.
Neblina reforçou a mensagem de resistência e diversidade que guia sua arte e sua vida. “A cultura negra é resistente, combatente e, acima de tudo, diversa”, concluiu o rapper. O EP já está disponível nas plataformas digitais e no YouTube.