O presidente da Agência Reguladora do Município (ARM), Róbson Torres, informou, por meio de nota publicada em redes sociais, que, como parte das obras e serviços de ampliação do SAA Anápolis (Sistema de Abastecimento de Água da Anápolis), no dia 18 de novembro, foi verificado pela agência o cumprimento de mais uma fase classificada por ele como “de suma importância”.
Trata-se da interligação do Sistema com os Módulos de Tratamento III e IV que estão em fase de construção. Com esta interligação, segundo ele, a capacidade de Tratamento de Água Bruta praticamente é duplicada, podendo alcançar os 1600 litros/por segundo (l/s). E lembra que atualmente os Módulos I e II tratam 975 l/s, com mais 150 l/s da ETA Compacta.
Toda a obra no SAA Anápolis, revela Róbson Torres, foi orçada inicialmente em R$ 46.978.560,08, com um prazo de execução de 630 dias (21 meses), sendo composta pelas fases 1 e 2 do Lote 4, e abrange a Ampliação e Melhorias na Estação de Tratamento de Água (ETA), a implantação da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) e interligações, Subestação e adequações na rede elétrica interna, implantação dos Módulos de Tratamento III e IV, reformas e interligações hidráulicas para unificação dos 4 módulos.
“Salientamos que certos serviços necessitam da interrupção no fornecimento de água para a população em geral, e muitos criticaram sem conhecimento de causa, mas vale ainda lembrar que os prazos de cada execução necessária, são planejados para que não haja prejuízo à população, devendo cada Unidade Consumidora possuir uma reservação interna adequada obedecendo as indicações das normas técnicas correspondentes, e assim não sofrerá qualquer prejuízo”.
Segundo Róbson Torres, a ampliação do SAA Anápolis é uma obra de grande importância para o município, pois objetiva evitar o desabastecimento nos períodos de estiagem, “além de garantir que Anápolis seja uma cidade cada vez mais atrativa do ponto de vista econômico-financeiro ou mesmo para simples moradia. Ainda há casos pontuais de reclamações de consumidores, em alguns setores da cidade, dando conta que a água ainda sai suja das torneiras.