Anápolis CONSCIÊNCIA NEGRA

Data é celebrada em Anápolis com evento cultural gratuito

Consciência Livre promove a valorização da cultura afro-brasileira através de diversas atividades

20/11/2024 16h00
Por: Redação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Casa Hip Hop sediará, no próximo domingo, 24, o evento Consciência Livre. Promovido pelo Compir e pela Associação de Mães e Pais de Santo da Cidade, a ação traz diversas atrações e atividades que visam proporcionar um espaço de liberdade de pensamento e expressão, livre de preconceitos, discriminação e racismo.

A atividade é apoiada pela Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria de Integração, e pela Casa Hip Hop, reafirmando o compromisso da administração pública com a promoção da diversidade e o reconhecimento das lutas históricas da população afro-brasileira.

A iniciativa acontecerá das 14h às 18h, com abertura ao público geral e contará com uma rica programação. Entre as atividades, destacam-se falas em alusão ao Dia da Consciência Negra, recitação de poesias, performances artísticas, e apresentações musicais e danças performadas pelas talentosas Sambadeiras do Cerrado, além de grupos de Afoxé, Capoeira, Hip Hop e Jongo.

O evento também promoverá uma feira de artesanato, onde será possível apreciar e adquirir obras de artistas locais, valorizando a expressão cultural dos afro-goianos-anapolinos. Além disso, os participantes poderão explorar diferentes penteados afros, refletindo a riqueza e a diversidade estética da cultura negra.

"Esse evento é uma oportunidade não apenas de celebrar a cultura afro-goiana, como também de promover um diálogo sobre a importância de respeitar e valorizar as diversidades presentes em nossa sociedade", afirma Eerizania Freitas, secretário de Integração de Anápolis.

O "Consciência Livre" busca não apenas resgatar e valorizar as contribuições culturais das etnias de matriz africana, como também provocar uma reflexão sobre a construção de uma sociedade mais inclusiva e multicultural, respeitando as heranças e tradições que formam o tecido social brasileiro. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.