Goiás TRANSIÇÃO

Caiado defende diálogo entre Poderes e que novos prefeitos componham equipes técnicas

Governador discursou em evento que aborda alternância das gestões, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios

20/11/2024 10h00
Por: Redação
Foto: Wesley Costa
Foto: Wesley Costa

Em discurso a uma plateia formada por prefeitos eleitos e reeleitos, nesta terça-feira, 19, em Goiânia, o governador Ronaldo Caiado aconselhou os gestores municipais a privilegiar a nomeação de equipes técnicas, capazes de desenvolver ações focadas no interesse público. "Como líderes, devem pensar na responsabilidade desse papel e não desonrar os votos recebidos”, afirmou ele, durante a abertura do evento “Transição de Mandatos 2024”, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO).

Caiado destacou que cultiva uma relação republicana com as demais esferas de poder e que vai continuar avançando em parcerias em áreas como saúde e educação. “Tenham no Governo de Goiás um parceiro para trabalhar junto”, afirmou. “Saber deliberar em conjunto é fundamental. Chamem juízes e conselheiros para que as decisões sejam balizadas por aqueles que estão investidos nos cargos. Existe a independência entre os Poderes, mas também é fundamental existir a harmonia entre eles", explicou.

Desde 2019, o Executivo estadual tem feito repasses rigorosamente em dia às prefeituras para investimentos em transporte público, merenda escolar e saúde, dentre outros. Em relação aos repasses de impostos como ICMS, IPI e IPVA, o valor chega a R$, 4,9 bilhões somente de janeiro a setembro de 2024. Também neste ano foi anunciado o valor de R$ 15 milhões para ações em assistência social nas cidades goianas.

TRANQUILIDADE

Em sintonia com o governador, o presidente do TCM-GO, Joaquim de Castro, recomendou aos prefeitos que garantam a continuidade de políticas públicas, sem prejuízo aos cidadãos. "O que o TCM quer é que haja uma transição bastante tranquila entre mandatos e que o serviço público não sofra nenhuma descontinuidade, seja na saúde, na educação ou na limpeza urbana", disse.

"Os prefeitos eleitos e reeleitos têm de ter a consciência de que nada se resolve no primeiro momento. É preciso parcimônia, principalmente com a folha de pagamento, no cuidado com as nomeações, como fez o governador Ronaldo Caiado quando assumiu. O foco deve ser organizar a casa primeiro para que os investimentos venham", completou Joaquim.

PRÊMIO

Durante o evento, o TCM-GO entregou o Prêmio Ranking da Transparência 2024. Trata-se de uma iniciativa do tribunal que reconhece e incentiva as melhores práticas de transparência em prefeituras e câmaras municipais, premiando as administrações que mais se destacam na clareza e acessibilidade das informações.

Oito prefeituras e câmaras foram contempladas na categoria Ouro e sete na categoria Prata. Os municípios premiados foram: Ceres, Montes Claros de Goiás, Jaraguá, Itaberaí, Caldazinha, Itapuranga, Formosa, Itapaci, Rianápolis, Santa Helena de Goiás, São Luiz do Norte, Inhumas, Jataí e Joviânia. (Com informações Secom)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.