Painel DM COLUNA PAINEL DM

Nova gestão prevê para primeiros dias de governo mutirão de cirurgias eletivas e de alta complexidade

18 de novembro de 2024

18/11/2024 12h30
Por: Redação
Nova gestão prevê para primeiros dias de governo mutirão de cirurgias eletivas e de alta complexidade

Nos primeiros dias de mandato, a gestão Márcio Corrêa (PL) deve realizar mutirões para reduzir as filas de cirurgias eletivas e de alta complexidade. O prefeito eleito, em recente entrevista à Manchester FM, informou que esteve reunido com um grupo de médicos da cidade, profissionais especialistas e cirurgiões. “Para que a gente possa fazer um mutirão de cirurgias eletivas e de alta complexidade. Essa alta complexidade não é competência do município [...] só que a gente precisa resolver a vida do cidadão. O cidadão que está lá, ele não sabe se é competência do município, do estado, do governo federal, do João, da Maria. A gente precisa resolver”. Corrêa disse ainda que vai fazer gestão junto ao Governo Estadual, com a regulação, para atender esses pacientes. “Nós temos centenas de mulheres precisando fazer litotripsia, que estão tendo insuficiência renal, perda dos rins, aguardando procedimento há dois anos”. O encaminhamento deve ser feito para vaga via Secretaria de Saúde do Estado, que tem a competência em procedimento de alta complexidade. “Não vamos deixar o paciente morrer na amíngua. Vamos fazer nessa parte”, disse Márcio Corrêa.

Erosão

A Prefeitura de Anápolis publicou dispensa de licitação, no Diário Oficial, para contratar empresa para executar obras de recuperação de erosão no Ribeirão das Antas, na travessia da Avenida Fayad Hanna, próximo ao Residencial Maracanã. No mesmo local onde houve ruptura em 2009, que provocou inundação no local.

Contas do SUS

Foi encaminhada para a Comissão de Saúde, com parecer de Andreia Rezende (Avante), a matéria proposta por Jakson Charles, dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de audiências públicas pelo Gestor do SUS. Para prestação de contas e apresentação de Relatório Detalhado referente aos recursos aplicados no Sistema.

Medalha

Projeto da Mesa Diretora da Câmara prevê concessão da Medalha Vereadora Francisca Miguel, a personalidades anapolinas que prestam relevantes serviços em prol da luta pelos direitos da mulher anapolina. Será dia 25 de novembro, 19 horas. A medalha foi criada por iniciativa da vereadora Andreia Rezende (Avante). 

Escolas devem comunicar gravidez de menores de 14 anos

A obrigatoriedade de instituições de ensino público e privado em Goiás comunicarem ao conselho tutelar casos de suspeita de gravidez de alunas menores de 14 anos é a proposta do projeto de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB). Projeto diz que gravidez em meninas menores de 14 anos, além de ter graves riscos à saúde física e psicológica da menor, quase sempre é consequência de abuso sexual.

Pesquisa avalia satisfação da população com a Segurança Pública

A Secretaria da Segurança Pública de Goiás realiza um questionário, voltado à coleta de informações, sobre os indicadores de satisfação da população com os serviços prestados pelas forças de segurança do estado. Solicitada pelo Ouvidor Setorial da SSP-GO, Italuzy Toledo, e a ser avaliada pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), a iniciativa busca entender a percepção dos cidadãos em relação às ações de segurança pública, servindo de base para o desenvolvimento de políticas e práticas mais eficazes. A população é convidada a participar da pesquisa, acessível por meio de um formulário online, que estará disponível até o dia 15 de dezembro de 2023. A colaboração dos cidadãos é fundamental para fortalecer os serviços e aprimorar o atendimento em todo o estado.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.