A 20ª legislatura da Câmara Municipal de Anápolis elege, no dia 1º de janeiro de 2025, a Mesa Diretora que vai dirigir o legislativo anapolino no biênio 2025-2026. Até o final de dezembro, os interessados em disputar os 6 cargos disponíveis realizam tratativas e buscam apoios junto aos demais vereadores. O repórter Lucivan Machado, da Manchester FM, na programação desta quinta-feira, 14, fez uma projeção baseada nas informações que tem colhido nos bastidores da Câmara. Dados extraoficiais, baseados na percepção de seu trabalho realizado junto aos vereadores. Segundo ele, pelo menos 10 vereadores apoiam a reeleição de Dominguinhos do Cedro (PDT): Jakson Charles (PSB), Cleide Hilário e Thaís Souza (Republicanos), Luzimar Silva e Alex Martins (PP), Frederico Godoy e Ananias Júnior (Agir), Cabo Fred Caixeta (PRTB), Capitã Elizete (PRD) e Rimet Jules (PT). Entre os que o repórter considera ainda não definidos, e que podem compor esta base ou outro projeto, cita Marcos Carvalho (PT), Reamilton Espíndola (Podemos), João da Luz (Cidadania) e Wederson Lopes (UB). Os demais, estariam voltados a apoiar outro projeto: Andreia Rezende e Leitão do Sindicato (Avante), Jean Carlos e Suender Silva (PL), José Fernandes e Seliane da SOS (MDB), e Divino Antônio e Carlin da Feira (PSD). Neste grupo são cotados como candidatos a presidente José Fernandes, Andreia Rezende, Suender Silva e Jean Carlos.
Faltas
O Regimento Interno da Câmara Municipal define apenas três motivos considerados justos, para ausência de vereadores às sessões plenárias e reuniões de comissões: doença, luto, casamento e desempenho de missões oficiais da Câmara. Se não houver comprovação dos motivos, o faltoso pode ter o dia cortado.
Cotado
Mais um anapolino é cotado para assumir função na gestão de Sandro Mabel (UB) na Prefeitura de Goiânia. Trata-se do advogado Wandir Allan, especialista em direito eleitoral, atuante na política classista e candidato ao Conselho Federal pela Chapa 1 que disputa a eleição da OAB Anápolis. Cotado para procurador-geral.
Emendas Parlamentares
As incursões do prefeito eleito Márcio Corrêa (PL) a Brasília, em busca de recursos para o município, tem uma razão essencial. Os deputados federais e senadores devem apresentar, no período de 1º a 30 de novembro, suas emendas parlamentares no Orçamento da União para 2025. Quem chega cedo, bebe água fresca.
PDT
O PDT municipal tem novo presidente: Gil Bezerra. Seu primeiro ato à frente do partido foi acionar a Justiça Eleitoral, em desfavor do Podemos. Tudo em função da declaração registrada em cartório pela ex-candidata a vereadora pelo Podemos, Soraya de Morais Mafra Rocha, dando conta que teria integrado chapa apenas para completar número, o que, se confirmado, configuraria fraude eleitoral. O PDT entende que, se a reclamação tiver resultado favorável, um de seus candidatos é que assumiria a vaga. A direção do Podemos informou à imprensa que o partido atendeu todas as normas legais ao disputar a eleição e que tem provas de que Soraya teria, sim, realizado campanha para vereadora.
Campanha pela saúde de Ana Carolina
Políticos, jornalistas, advogados, membros da Apae e de vários outros segmentos se solidarizam com a família do advogado Hélio Lopes, ex-presidente da Apae. A filha de Lopes, a neuropediatra Ana Carolina Andrade Lopes, está internada com quadro de leucemia. É divulgada campanha nas redes sociais, com solicitação de doação de sangue para Ana Carolina, que se casou há alguns meses e tem planos profissionais agendados. Quem puder doar [qualquer tipo de sangue] para a médica, deve comparecer ao Ingoh, em Goiânia, na Rua 87, nº 598, Setor Sul, das 8h às 17h, e informar que a doação é específica para Ana Carolina Andrade Lopes, que está internada no hospital Ânima em Anápolis.