A capital goiana liderou o crescimento do setor de franquias no Brasil no primeiro semestre de 2024, alcançando um faturamento de R$ 1,745 bilhão. Segundo estudo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o montante representa um aumento de 25,59% em relação ao mesmo período de 2023, quando o setor faturou R$ 1,389 bilhão na cidade. O levantamento destaque que o desempenho de Goiânia reflete o impulso econômico de Goiás e o avanço da atuação de franquias em cidades do interior.
A análise, que envolveu 30 cidades brasileiras, identificou uma forte influência do agronegócio como propulsor de crescimento para o setor de franquias. Em sete dessas cidades, incluindo Goiânia, Campo Grande, Uberlândia, Londrina, Ribeirão Preto, Cuiabá e Brasília, as economias locais são diretamente impactadas pelo agronegócio.
A capital goiana se destacou como a cidade com maior crescimento no período, enquanto outras cidades como Campo Grande e Londrina também apresentaram altas, reforçando a importância econômica do setor para o mercado de franquias no país.
Ainda segundo a pesquisa, o crescimento do setor em Goiás como um todo é notável. A ABF registrou 6.335 unidades de franquias em operação no estado no primeiro semestre de 2024, o que representa um aumento de 6,7% em comparação com as 5.937 unidades contabilizadas no mesmo período do ano passado.
Além do aumento no número de unidades, o faturamento das franquias em Goiás também apresentou uma expansão, passando de R$ 3,3 bilhões no primeiro semestre de 2023 para R$ 4,1 bilhões nos primeiros seis meses de 2024. O crescimento é de 24,9%.
O último ranking da ABF, que comparou os primeiros semestres de 2022 e 2023, já colocava Goiás como o estado de maior crescimento em faturamento de franquias. Nos levantamentos anteriores, o estado apresentou uma alta de 35%, à frente de Minas Gerais e Bahia, que cresceram 28%, e do Espírito Santo, que registrou aumento de 27%.
MERCADO
Conforme a ABF, a expansão do setor de franquias em Goiás e nas cidades influenciadas pelo agronegócio reflete uma demanda crescente por serviços e produtos em setores como alimentação, educação, saúde, moda e beleza. Além disso, o interesse por franquias se intensifica devido à infraestrutura econômica dessas regiões, onde as atividades agrícolas e agroindustriais impulsionam o fluxo financeiro e criam uma base de consumidores mais estável e com maior poder aquisitivo.
A ABF aponta que o crescimento do agronegócio em Goiás tem promovido não só a abertura de novas unidades de franquias, mas também o fortalecimento daquelas já estabelecidas, que encontram nessas regiões um público com grande interesse pelos produtos e serviços ofertados.
Outro ponto relevante do estudo da ABF é o papel estratégico das franquias para a economia local, já que essas unidades não apenas ampliam a oferta de produtos e serviços, mas também geram emprego e renda. O crescimento da presença de franquias em Goiás é acompanhado pela criação de novas oportunidades de trabalho e pela movimentação econômica nos municípios do interior, fortalecendo a economia local e contribuindo para o desenvolvimento regional, diz o estado.
A análise da ABF sugere que o setor de franquias deve continuar crescendo nas cidades com economias ligadas ao agronegócio, favorecido pelo cenário econômico estável nessas regiões e pelo aumento do interesse de investidores em buscar cidades com maior estabilidade de consumo.