Nesta quarta-feira, 6, após a reunião da comissão de transição administrativa, instado a fala se já pensou em quem seria seu líder na Câmara Municipal, o prefeito eleito Márcio Corrêa (PL) disse que, nesse momento, quer priorizar o processo de transição, mas que deve se reunir com todos os vereadores eleitos em breve. “Ainda não tive com os vereadores, vou ter o período, devo tirar uns dias também para dar uma descansada, que até agora eu não parei, então após meu retorno, vou fazer agenda com todos os vereadores eleitos, entender aí o sentimento de cada um, buscar uma melhor relação, um melhor diálogo possível”, disse Corrêa. Sobre a eleição da Mesa Diretora, disse entender a importância da autonomia dos poderes, “cada um lá que busca a sua viabilidade para a sua eleição, é outro processo eleitoral e eles tem uma grande missão pela frente e essa é a responsabilidade deles”.
Trump
O vereador Suender Silva (PL) foi a voz solitária na sessão ordinária desta quarta-feira, 6, em fazer referência à vitória do republicano Donaldo Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos da América. O parlamentar disse que ficou “muito feliz” com o resultado das eleições americanas.
Risco 1
Sobre as declarações de Soraya de Morais em escritura publicada em cartório, de que seu partido, o Podemos, teria lhe dado legenda apenas para completar cota de gênero, caso comprovadas, podem gerar prejuízos ao partido. Numa eventual cassação de votos da chapa, a sigla corre o risco de perder a única cadeira que tem no legislativo.
Risco 2
Na hipótese de uma punição ao Podemos, a vaga perdida é conquistada pelo vereador Reamilton Espíndola. Procurado pela imprensa, o parlamentar preferiu não se pronunciar sobre o assunto no momento. E se limitou a dizer que não via motivo para problemas, pois não teria sido ele quem montou a chapa de vereadores do partido.
Concurso
A Câmara Municipal vai convocar, em dezembro, os 15 aprovados no concurso público que realizou em janeiro deste ano. A informação foi dada nesta quarta-feira, 6, pelo presidente Dominguinhos do Cedro (PDT). “Vamos honrar o compromisso que fizemos, de chamar os aprovados ainda neste mandado da Mesa. Desde que nos sentamos nesta cadeira, foi feito trabalho para fortalecer o vereador, os funcionários e os prestadores de serviço”, disse.
Secretária estima mil novas vagas nas escolas municipais
Pelo menos mil novas vagas nas escolas da rede municipal, para o ano letivo de 2025. Essa é a previsão feita pela secretária de Educação, Flávia Fernanda de Souza Silva, em entrevista à Manchester FM/DM Anápolis nesta quarta-feira, 6. Segundo ela, ainda em novembro deve ser entregue a reconstrução da Escola Municipal Pedro Ludovico. Para dezembro, projeta a secretária, duas novas unidades serão inauguradas, no Parque dos Pirineus e no Summerville. Todas já no sistema, para inscrições ou pedidos de transferência, para funcionarem a partir de 2025. Flávia Fernanda informa que, atualmente, a rede municipal conta com 37 mil alunos em 108 unidades. E que um levantamento é executado para atualizar os números.